Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução/TV Cultura
Reprodução/TV Cultura

No Estação Livre desta sexta (17), o tema é a produção audiovisual. Para falar sobre o assunto, a reportagem do programa ouviu o cineasta Valter Rege. 

Formado em Rádio e TV, Valter decidiu se dedicar ao cinema no início da adolescência e escreveu seus primeiros roteiros à mão. "Com 13 anos eu fiz um plano de carreira que consistia em comprar uma câmera e eu achava que com uma câmera na mão eu iria virar o Steven Spielberg. Só que no Brasil é bem diferente a vivência de um cineasta preto", conta.

"O que eu sempre vi eram as pessoas brancas usando esse cenário aqui [da favela] como um cenário de violência. Eu falei: 'não, eu quero contar esse cenário de maneira leve, da maneira que eu vejo', continua o cineasta.

Em 2017, Valter lançou o curta 'Preto no Branco', que conta a história de um jovem negro acusado injustamente de um crime. O filme foi selecionado para o Toronto Black Film Festival, no Canadá. Foi na viagem ao país que o cineasta produziu seu primeiro longa: o documentário 'O Cinema Me Trouxe Aqui', de 2018. 

"Quando eu comecei a exibir ['Preto no Branco']em escolas, na Fundação Casa, a galera ficava em êxtase, as pessoas se enxergavam. E aí que eu vi que realmente tinha acertado a fórmula, porque eu tinha feito para favela, para preto, para gay", relembra. 

"É primeira vez na história do audiovisual que pretos e favelados estão realmente produzindo e gravando a própria história. Hoje em dia você pode, sim, contar a sua história pelo seu celular. Para que nunca mais ninguém apague a nossa história", completa. 

Veja a reportagem:

Assista ao Estação Livre na íntegra:


Exibido às sextas, o programa é parte da grade de jornalismo da TV Cultura. A emissora, que já tinha em sua programação o Roda Viva e o #Provoca, às segundas e terças-feiras, no início de 2021 lançou os programas Manhattan Connection e Linhas Cruzadas, às quartas e quintas-feiras.