Produção audiovisual é a pauta do Estação Livre desta sexta (17). Para falar sobre o assunto, o programa ouviu a cineasta e iluminadora Juliana Jesus, diretora e roteirista do curta-metragem 'Pipa'.
"'Pipa' nasceu em 2016, com a perda de um parceiro meu. Escrevi essa poesia. Mas a minha necessidade maior era de tornar viva a memória e a honra desse meu parceiro", conta Juliana.
O filme, que foi realizado com o Instituto Criar e o Projeto Paradiso, incorpora elementos do cotidiano da própria cineasta. "A história traz um pouco das lembranças, da minha infância junto dos meus primos, da nossa rotina".
Veja o curta:
"Não quero que enxerguem o mano como um coitado. Ele teve memória e teve honra. Mas o final dele sempre vai ser julgado por um meio em que ele não teve possibilidade de escolha. Eu tive uma possibilidade, uma oportunidade de escolher. [...] Isso que está posto para nós é outra realidade", completa.
Leia também: Cinema da quebrada: Valter Rege é destaque no Estação Livre desta sexta (17)
Confira a reportagem:
Assista ao Estação Livre na íntegra:
Exibido às sextas, o programa é parte da grade de jornalismo da TV Cultura. A emissora, que já tinha em sua programação o Roda Viva e o #Provoca, às segundas e terças-feiras, no início de 2021 lançou os programas Manhattan Connection e Linhas Cruzadas, às quartas e quintas-feiras.
REDES SOCIAIS