Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução/ TV Cultura
Reprodução/ TV Cultura

Sob o comando de Vera Magalhães, o Roda Viva desta segunda-feira (20) recebeu Guel Arraes e Jorge Furtado. Eles se juntam para lançar um livro que simula um debate entre Lula e Bolsonaro, antes das eleições de 2022. Em breve, o livro "O Debate" vai virar peça de teatro.

Jorge Furtado trabalhou em "Nada Será Como Antes"; "Sob Pressão"; "O Homem que Copiava" e "Todas as Mulheres do Mundo".

A apresentadora, cineasta e atriz Marina Person perguntou a Jorge Furtado sobre a importância dos debates nas eleições presidenciais. Em 2018, o então candidato Jair Bolsonaro não participou de muitos debates na televisão ao longo da corrida eleitoral. Durante o segundo turno, com Fernando Haddad, não esteve em nenhum, na época o atual chefe do executivo alegou questões de saúde para não comparecer.

“Eu espero que o debate volte a ser relevante. A política tem que voltar a ser um pouco mais racional, ela é muito emotiva, muito na emoção, é tudo na sensação, e a racionalidade foi esquecida. Se você consegue colocar políticos em debates racionalmente. Há uma lógica que foi abandonada e substituída por sensação, por uma coisa sensacionalista. O debate é uma coisa racional, eu espero que volte, mas não aposto”, disse.

Assista o trecho completo:

Furtado ainda disse que não espera que Bolsonaro compareça em um debate caso vá para o segundo turno das eleições presidenciais de 2020.

“Eu espero que o Bolsonaro não chegue ao segundo turno, eu gostaria que ele fosse derrotado antes disso, mas eu duvido que ele vá em algum debate no segundo turno”, declara.

Participam da bancada de entrevistadores Marina Person, apresentadora, cineasta e atriz; Ale Santos, escritor afrofuturista e podcaster no Infiltrados no Cast; Sabrina Fidalgo, cineasta e colunista da Vogue Brasil; Maria Fortuna, repórter de cultura do Jornal O Globo; Dirceu Alves Jr, jornalista e crítico de teatro.

O Roda Viva vai ao ar às segundas, às 22h, na TV Cultura, no site da emissora, no canal do YouTube, no Dailymotion, nas redes sociais Twitter e Facebook.

Assista o programa na íntegra: