Notícias

Cerca de 5 milhões de pessoas ainda precisam realizar a prova de vida do INSS

O procedimento que serve para combater fraudes e garantir a manutenção dos pagamentos, voltou a ser exigido no dia 1º de junho deste ano


21/09/2021 10h27

Um levantamento feito pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) apontou que 4.979.617 pessoas ainda precisam fazer a prova de vida até o final deste ano. Dos 36.238.880 beneficiários, 31.259.263 já fizeram o procedimento.

No último ano, o órgão suspendeu a obrigatoriedade do procedimento devido à pandemia de Covid-19. Apenas 6,5 milhões de pessoas realizaram a prova de vida em 2020. O processo voltou a ser exigido no dia 1º de junho deste ano.

A prova de vida é utilizada para combater fraudes e garantir a manutenção dos pagamentos. O procedimento é obrigatório para aposentados e pensionistas que recebem os valores em conta corrente, poupança ou cartão magnético.

Leia mais: Brasileiros protestam contra Bolsonaro em Nova York, na noite desta segunda-feira (20)

De acordo com o calendário, os segurados têm até o dia 30 de setembro de 2021 para realizar a comprovação e continuar recebendo os benefícios.

O segurado pode consultar a necessidade de realizar o procedimento no banco em que recebe o benefício, pelo aplicativo do Meu INSS, caso tenha biometria facial ou através do telefone 135.

A prova de vida pode ser realizada no banco do segurado, em caixas eletrônicos ou aplicativos para celular ou internet, caso haja a possibilidade. Para beneficiários que não tenham condições de se mover, ou tenham mais de 80 anos, é possível fazer o procedimento em domicílio, através da visita de um funcionário do INSS, ou por meio de procuração.

Leia também: Morte de adolescente em SP não é relacionada à vacina da Pfizer, conclui Anvisa

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Secretaria de Saúde de SP dá dicas para evitar intoxicação infantil durante as férias

EUA receberam informações de plano iraniano para assassinar Donald Trump; Irã nega

Aeroporto de Porto Alegre será reaberto em outubro, diz ministro

Militares custam 16 vezes mais à União do que aposentados do INSS, revela TCU

Concurso TSE Unificado: calendário das provas é alterado; veja mudanças