Notícias

Argentina reabrirá fronteiras para brasileiros a partir de outubro; confira as regras para viajar

Fronteiras estavam fechadas para estrangeiros desde 25 de dezembro de 2020


21/09/2021 19h13

O governo da Argentina anunciou nesta terça-feira (21) uma série de flexibilizações nas restrições relacionadas a pandemia da Covid-19. A mudança que afeta os brasileiros é a reabertura das fronteiras para turistas. A partir de 1º de outubro, os visitantes vacinados poderão entrar pelas fronteiras terrestres. A medida também serve para Uruguai, Paraguai, Bolívia e Chile.

A partir de 1º de novembro, as fronteiras para estrangeiros estarão abertas para todos os países. A Argentina estava com restrição para turistas desde 25 de dezembro de 2020.

As regras para entrar no país serão:

- Apresentar comprovante da vacinação completa com, pelo menos, 14 dias a partir da segunda dose. Não há restrição de vacina;

- Apresentar teste RT-PCR negativa realizado 72 horas antes do embarque e um teste antígeno no ponto de entrada ao país. Entre o 5º e o 7º dia depois da chegada à Argentina, deverá apresentar um novo teste PCR;

- Estrangeiros sem o esquema vacinal completo, incluindo menores de idade, deverão fazer quarentena obrigatória e realizar os testes de Covid-19;

- Exames não serão mais obrigatórios quando a Argentina atingir 50% da população vacinada. Atualmente, 44,8% dos argentinos estão com as duas doses.

Leia também: Oito ex-funcionários de Carlos Bolsonaro exerciam 'ocupações incompatíveis', diz MP

O governo também irá controlar o número de pessoas que entram no país, tanto por via aérea, fluvial, marítima e terrestre. Esse número será gradualmente ampliada até a abertura em 1º de novembro. Atualmente, apenas 2 mil pessoas podem entrar na Argentina por dia.

Flexibilização interna

Além da reabertura das fronteiras, também foi anunciado o fim da obrigatoriedade da máscara em espaços abertos e o retorno do público em grandes eventos.

A proteção facial deixará de ser obrigatório em ambientes abertos sempre que a pessoa estiver sozinha ou acompanhada de alguém que mora junto. O uso de máscaras continuará obrigatório em espaços fechados e quando houver aglomeração de pessoas.

Bares, restaurantes, lojas, igrejas e empresas podem voltar com suas atividades sem restrições. Mas todos os locais deverão ter ventilação, uso de máscara e distanciamento social.

Também foi autorizado a retomada de eventos com mais de mil pessoas, mas com metade da capacidade do local. A vacinação completa e teste PCR negativo serão exigidos para a reabertura de salões de festa e de dança.

As medidas domésticas entram em vigor a partir de 1º de outubro.

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Secretaria de Saúde de SP dá dicas para evitar intoxicação infantil durante as férias

EUA receberam informações de plano iraniano para assassinar Donald Trump; Irã nega

Aeroporto de Porto Alegre será reaberto em outubro, diz ministro

Militares custam 16 vezes mais à União do que aposentados do INSS, revela TCU

Concurso TSE Unificado: calendário das provas é alterado; veja mudanças