Notícias

Canabidiol reduz dores crônicas e comorbidades associadas, aponta pesquisa da USP

Estudo em fase pré-clínica, de testes em animais laboratoriais também revelou a ativação de regiões do sistema nervoso central


22/09/2021 16h13

Pesquisa desenvolvida por cientistas do campus de Ribeirão Preto da Universidade São Paulo (USP) apontou redução de dores crônicas e comorbidades associadas como a depressão e ansiedade com uso de canabidiol (CBD).

A substância extraída da planta Cannabis sativa foi utilizada em animais de laboratório.

Leia também: InCor dá alta a 1º paciente de Covid com pulmão transplantado

Apesar dos resultados serem da fase pré-clínica mostram potencial terapêutico do CBD em reduzir a percepção à alodinia, dor causada após estímulos leves ou um simples toque e à hiperalgesia térmica, quadro doloroso provocado pelo aumento do calor em animais com dor neuropática.

Para a pesquisadora Gleice K. Silva-Cardoso, do Programa de Pós-Graduação em Psicobiologia da FFCLRP da USP, a substância é uma estratégia promissora no tratamento da dor crônica neuropática. Ela ainda acredita que a dor crônica nunca vem sozinha e, muitas vezes, está associada a alguma comorbidade, como a ansiedade e depressão, e deve ser trabalhada em aspecto multifatorial e físico.

A orientadora da pesquisa e professora Christie Ramos Andrade Leite Panissi do Departamento de Psicologia da FFCLRP destacou que os cientistas observaram a “ativação de regiões do sistema nervoso central relacionadas com a modulação de respostas emocionais”.

Leia também: Museu de Paleontologia no Ceará recebe fóssil de pterossauro descoberto no Paraná

Segundo Panissi, a busca por agentes terapêuticos, “em especial para casos de dores crônicas resistentes aos tratamentos tradicionais”, confirma a relevância do estudo, não apenas para a descoberta de novos medicamentos, mas para investigar “novos usos de compostos já conhecidos e as possibilidades de sua atuação conjunta, minimizando possíveis efeitos colaterais indesejáveis”.



ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Secretaria de Saúde de SP dá dicas para evitar intoxicação infantil durante as férias

EUA receberam informações de plano iraniano para assassinar Donald Trump; Irã nega

Aeroporto de Porto Alegre será reaberto em outubro, diz ministro

Militares custam 16 vezes mais à União do que aposentados do INSS, revela TCU

Concurso TSE Unificado: calendário das provas é alterado; veja mudanças