Notícias

CPI da Covid ouve Danilo Trento, suspeito de envolvimento no caso Covaxin

Senadores querem apurar relação do empresário com diretor da Precisa Medicamentos; eles teriam viajado juntos à Índia para negociar testes e vacinas, segundo informações obtidas pela comissão


23/09/2021 09h16

Nesta quinta-feira (23), a CPI da Covid ouve o empresário Danilo Trento, na condição de testemunha. Ele é suspeito de ter participado das negociações para a compra de testes e da vacina indiana Covaxin, cuja contratação foi intermediada pela Precisa Medicamentos. 

A Precisa atuou na negociação entre o laboratório indiano Bharat Biotech, fabricante da Covaxin, e o Ministério da Saúde. O contrato de compra previa desembolso de R$ 1,6 bilhão para 20 milhões de doses, mas foi encerrado após denúncias de irregularidades.

A comissão do Senado quer esclarecer, entre outros fatos, qual o grau de envolvimento de Danilo Trento com Francisco Maximiano, dono da Precisa Medicamentos. De acordo com o requerimento do vice-presidente da CPI, senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP), a empresa Primarcial Holding e Participações LTDA da qual Danilo é sócio, tem sede no mesmo endereço da empresa Primares Holding e Participações cujo sócio é Maximiano. 

O requerimento diz ainda que a CPI recebeu informações de que Danilo e Maximiano viajaram juntos à Índia para as negociações em torno dos testes de Covid e da vacina Covaxin. Alguns senadores acreditam que Trento também tenha relações comerciais com o suposto dono da FIB Bank, Marcos Tolentino. 

A FIB Bank foi a empresa escolhida pela Precisa para oferecer garantia no contrato de compra da vacina. Apesar do nome, não se trata de um banco e, pelas investigações, a instituição não teria condições mínimas de arcar com a garantia oferecida.

Leia também: Ministério da Saúde volta a recomendar vacinação contra Covid-19 de adolescentesAuxílio Emergencial 2021: Beneficiários do Bolsa Família com NIS final 5 recebem 6ª parcela

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Secretaria de Saúde de SP dá dicas para evitar intoxicação infantil durante as férias

EUA receberam informações de plano iraniano para assassinar Donald Trump; Irã nega

Aeroporto de Porto Alegre será reaberto em outubro, diz ministro

Militares custam 16 vezes mais à União do que aposentados do INSS, revela TCU

Concurso TSE Unificado: calendário das provas é alterado; veja mudanças