Notícias

Butantan reage e diz que Ministério da Saúde não tem direito de impedir venda de CoronaVac

Pasta notificou o Instituto paulista após anúncio de venda de vacinas aos estados


23/09/2021 10h47

Nesta quinta-feira (23), o Instituto Butantan negou ter descumprido o contrato com o Ministério da Saúde por vender doses da CoronaVac diretamente a cinco estados brasileiros: Ceará, Espírito Santo, Mato Grosso, Pará e Piauí.

Em nota encaminhada ao site da TV Cultura, o Instituto informa: "Se o Ministério da Saúde não cumpre a sua obrigação de adquirir vacinas, a pasta não tem o direito de impedir que os estados e municípios ajam com celeridade para proteger as suas populações. O contrato do Instituto Butantan com o Ministério da Saúde foi concluído no dia 15 de setembro, com a entrega total das 100 milhões de doses da CoronaVac".

O comunicado é sobre a notificação que o governo federal encaminhou ao Instituto paulista após o anúncio da venda das vacinas, alegando que a comercialização foi feita antes do Instituto concluir o contrato de 100 milhões de doses — há uma cláusula de exclusividade entre o Butantan e o ministério até a finalização do acordo, que, se quebrada, prevê multa de R$ 31 milhões.

O prazo para conclusão do contrato com o Ministério da Saúde é 30 de setembro e o Butantan informa que já iniciou também a substituição dos lotes interditados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Segundo o Instituto, "o Governo Federal optou por não assinar um contrato adicional para 30 milhões de doses e dá, constantemente, declarações negacionistas para contestar a CoronaVac e desmerecer a importância da vacinação. A compra de vacinas pelos estados é complementar ao Programa Nacional de Imunizações (PNI) e amparada na legislação vigente".

O Butantan nega o descumprimento de contrato e enviou link do próprio Ministério da Saúde que comprova a entrega das doses acordadas.

Leia também: Coaf identificou operação suspeita de R$ 532 mil da 2ª mulher de BolsonaroCinco unidades federativas já ultrapassaram a média histórica de queimadas para setembro

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Secretaria de Saúde de SP dá dicas para evitar intoxicação infantil durante as férias

EUA receberam informações de plano iraniano para assassinar Donald Trump; Irã nega

Aeroporto de Porto Alegre será reaberto em outubro, diz ministro

Militares custam 16 vezes mais à União do que aposentados do INSS, revela TCU

Concurso TSE Unificado: calendário das provas é alterado; veja mudanças