Notícias

Suíça aprova legalização do casamento gay em referendo

Decisão sobre alterar o código civil do país para incluir o casamento para todos ganhou com 64% dos votos


27/09/2021 09h07

A Suíça aprovou neste domingo (26), em referendo, o casamento entre pessoas do mesmo sexo. A decisão ganhou com 64% dos votos. Pouco mais de metade da população (52%) foi às urnas.

Com o resultado, a Suíça passa a ser o 30º país no mundo e o 17º na Europa a permitir o casamento gay. Desde 2007, era possível casais do mesmo sexo registrarem parcerias, mas alguns direitos eram restritos, como imigração, naturalização, adoção de crianças e acesso à medicina reprodutiva.

Com a decisão, casais homoafetivos poderão adotar, casais de lésbicas poderão ter filhos a partir da doação regulamentada de esperma e a obtenção de cidadania para companheiros do mesmo sexo será facilitada.

A nova lei teve o apoio do governo suíço e de todos os principais partidos políticos, com exceção do Partido Popular, e foi aprovada pelo parlamento em dezembro. No entanto, foi contestada por opositores, que reuniram assinaturas suficientes para forçar um referendo.

Os suíços também votaram neste domingo sobre o aumento da taxação de renda vinda de investimentos como juros, dividendos e aluguéis. Com aproximadamente 64% dos votos, os eleitores decidiram não acatar a medida.

Leia também: Terremoto atinge ilha grega de Creta e deixa ao menos um mortoAuxílio Emergencial 2021: Beneficiários do Bolsa Família com NIS final 7 recebem 6ª parcela

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Secretaria de Saúde de SP dá dicas para evitar intoxicação infantil durante as férias

EUA receberam informações de plano iraniano para assassinar Donald Trump; Irã nega

Aeroporto de Porto Alegre será reaberto em outubro, diz ministro

Militares custam 16 vezes mais à União do que aposentados do INSS, revela TCU

Concurso TSE Unificado: calendário das provas é alterado; veja mudanças