Notícias

Cerca de 54% dos moradores de favelas do Rio perderam emprego durante a pandemia, aponta pesquisa

O estudo "Coronavírus nas favelas: a desigualdade e o racismo sem máscaras", foi realizado pelo coletivo Movimentos com apoio do Centro de Estudos de Segurança e Cidadania (CESeC)


27/09/2021 12h07

Um estudo apontou que aproximadamente 54% dos moradores de favelas do Rio de Janeiro perderam emprego durante a crise sanitária causada pela Covid-19.

A pesquisa "Coronavírus nas favelas: a desigualdade e o racismo sem máscaras", realizada pelo coletivo Movimentos com apoio do Centro de Estudos de Segurança e Cidadania (CESeC), reuniu dados sobre sobre perfil socioeconômico, violência, Covid-19, acesso à saúde, uso de drogas e impactos da pandemia na saúde mental dos moradores da Cidade de Deus e dos complexos do Alemão e da Maré, nas zonas Norte e Oeste do Rio.

Entre os 955 entrevistados, 73% conheciam alguém que morreu devido a Covid-19, 62% solicitaram o auxílio emergencial e 52% receberam, 83% dos moradores dessas comunidades ouviram tiros de dentro de suas casas durante a pandemia, 40% presenciaram algum episódio de violência doméstica, 47% sofreram algum episódio de racismo ou discriminação sendo que 93% desses são negros e 34% disseram que tiveram episódios de ansiedade.

Outra pesquisa divulgada pelo jornal Folha de S.Paulo, apontou que o risco de morrer de Covid-19 é significativamente maior para homens negros e mulheres brancas e negras do que para homens brancos no Brasil, de acordo com um grupo de pesquisadores que analisou estatísticas oficiais sobre milhares de brasileiros mortos no ano passado. 

O grupo ligado à Rede de Pesquisa Solidária, que reúne várias instituições públicas e privadas, concluiu que as desigualdades raciais e de gênero contribuem para aumentar o risco de morte mesmo em grupos de pessoas com atividades profissionais que as colocam no topo da pirâmide social.

Leia mais: Negros têm mais risco de morrer de Covid-19 mesmo no topo da pirâmide social, aponta estudo;Carro cai dentro de concessionária e deixa três pessoas feridas em São Paulo

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Secretaria de Saúde de SP dá dicas para evitar intoxicação infantil durante as férias

EUA receberam informações de plano iraniano para assassinar Donald Trump; Irã nega

Aeroporto de Porto Alegre será reaberto em outubro, diz ministro

Militares custam 16 vezes mais à União do que aposentados do INSS, revela TCU

Concurso TSE Unificado: calendário das provas é alterado; veja mudanças