Notícias

CPI ouve advogada que ajudou a produzir dossiê com denúncias contra Prevent Senior

Bruna Morato enviou à comissão do Senado um compilado que acusa o plano de saúde de ocultar mortes de pacientes que receberam medicamentos sem eficácia comprovada contra a Covid-19


28/09/2021 08h30

Nesta terça-feira (28), a CPI da Covid ouve a advogada Bruna Mendes Morato, responsável por ajudar médicos da Prevent Senior a elaborar um dossiê com denúncias envolvendo o plano de saúde. O depoimento está marcado para as 10h.

A documentação compilada pela advogada foi entregue à comissão do Senado e aponta irregularidades cometidas pelo plano de saúde durante a pandemia de Covid-19, como a ocultação de óbitos pela doença e a prescrição do chamado “kit covid”, com remédios sem eficácia contra a doença, como a hidroxicloroquina e a azitromicina.

As denúncias serão apuradas pelo Ministério Público de São Paulo, que criou uma força-tarefa para cuidar do caso. Os documentos obtidos pela CPI devem ser enviados ao órgão para ajudar nas investigações.

Senadores da comissão querem apurar se os pacientes da Prevent Senior foram usados como “cobaias humanas” em um estudo realizado pelo plano de saúde sem a autorização da Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (Conep).

Durante a pesquisa realizada pela Prevent, ao menos nove pessoas morreram ao se tratar com os medicamentos, mas apenas duas tiveram óbitos documentados, de acordo com os médicos do plano de saúde.

Na última quarta-feira (22), a CPI ouviu o diretor-executivo da empresa Pedro Benedito Batista Jr. Em seu depoimento, ele chegou a admitir alteração da CID em prontuários médicos, mas negou as acusações contidas no dossiê, que classificou de "fraudulento". Os senadores querem agora esclarecer os detalhes do documento junto a representante dos médicos e confrontar os dados.

"Terça-feira nós vamos ter aqui a advogada do grupo dos médicos da Prevent Senior que fizeram aquela denúncia. Ela deve vir acompanhada de algum dos médicos. Nós vamos poder confrontar tudo aquilo que foi dito pelo diretor-executivo da Prevent Senior que, inclusive, tentou colocar toda a responsabilidade do que aconteceu nas costas dos profissionais médicos", disse o senador Humberto Costa, autor do requerimento de convocação da advogada.

Leia também: Auxílio Emergencial 2021: Beneficiários do Bolsa Família com NIS final 8 recebem 6ª parcelaSão Paulo aplica 3ª dose contra Covid-19 em idosos acima de 70 anos nesta terça-feira


ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Em delação premiada, ex-PM confirma que Ronnie Lessa foi quem disparou contra Marielle Franco

Caso Marielle: após prisão, Anielle Franco reafirma confiança em investigação da PF

Lula assiste à estreia da Seleção Brasileira e parabeniza jogadoras por vitória

Em Gaza, arqueólogos encontram 125 tumbas em cemitério romano de 2 mil anos atrás

Investigação sobre morte de Marielle Franco gera prisão de ex-bombeiro no RJ