Notícias

Pfizer inicia testes clínicos de pílula contra Covid-19

“Se for bem-sucedida, acreditamos que esta terapia pode ajudar a interromper o vírus precocemente, antes que ele tenha a chance de se replicar extensivamente", afirmou o chefe de pesquisa científica da farmacêutica


28/09/2021 13h54

A Pfizer afirmou nesta segunda-feira (27) que deu início aos testes clínicos de fase intermediária e avançada de uma pílula que previne a Covid-19.

“Com o impacto contínuo do COVID-19 em todo o mundo, acreditamos que o combate ao vírus exigirá tratamentos eficazes para as pessoas que contraíram ou foram expostas ao vírus, complementando o impacto que as vacinas tiveram em ajudar a conter as infecções”, disse o chefe de pesquisa científica da empresa, Mikael Dolsten.

A farmacêutica norte-americana começou a desenvolver em março de 2020 o medicamento PF-07321332, administrado com uma dose baixa de ritonavir, já utilizado contra o vírus da Aids. Os testes contarão com 2.600 adultos que realizarão o ensaio clínico assim que apresentarem sintomas de infecção pela Covid-19, ou forem expostos ao vírus.

Os voluntários receberão uma combinação de PF-07321332 e ritonavir, ou um placebo, duas vezes ao dia, por cinco a dez dias, de maneira aleatória. O ensaio tem como objetivo determinar a segurança e eficácia do medicamento na prevenção da infecção pelo novo coronavírus e o desenvolvimento de sintomas até o 14º dia após a exposição.

Em testes de laboratório, a pílula conhecida como "inibidor da protease", apresentou bons resultados ao interromper o efeito de replicação do vírus.

“Se for bem-sucedida, acreditamos que esta terapia pode ajudar a interromper o vírus precocemente, antes que ele tenha a chance de se replicar extensivamente, potencialmente prevenindo doenças sintomáticas naqueles que foram expostos e inibindo o início da infecção em outros”, afirmou Dolsten.

Leia mais: Prevent Senior fez “pacto” com médicos do gabinete paralelo, diz advogada Bruna Morato;Advogada diz à CPI que médicos da Prevent que não seguissem protocolos da empresa eram punidos

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Secretaria de Saúde de SP dá dicas para evitar intoxicação infantil durante as férias

EUA receberam informações de plano iraniano para assassinar Donald Trump; Irã nega

Aeroporto de Porto Alegre será reaberto em outubro, diz ministro

Militares custam 16 vezes mais à União do que aposentados do INSS, revela TCU

Concurso TSE Unificado: calendário das provas é alterado; veja mudanças