Notícias

Mais de 95% dos jovens da periferia querem ser gamers profissionais, diz pesquisa

Games gratuitos para celular como o Free Fire ajudaram a popularizar a modalidade nas favelas


28/09/2021 20h24

Os jogos eletrônicos são o novo futebol. Uma pesquisa do Instituto Data Favela mostrou que, dos mais de 1.000 jovens entrevistados, todos moradores de periferias, cerca de 96% afirmaram querer ser gamers profissionais. O desejo é maior do que comprar uma casa própria ou ser atleta profissional de futebol.

Games como o Free Fire, jogo on-line para celular que consiste no enfrentamento entre diversos jogadores em uma arena virtual, contribuíram para a popularização desse tipo de lazer que agora também é visto como profissão.

O aplicativo surgiu em 2017 e logo virou febre, sobretudo nas periferias, pelo fato de ser gratuito e de rodar na maior parte dos celulares.

Leia Também: Elza Soares pede ajuda das redes sociais para conseguir liberação de medicamento pela Anvisa

A popularidade é tanta que Marcus Vinicius Athayde aproveitou a oportunidade e criou a “Taça das Favelas”, para jogos virtuais. "Quando a gente fala de futebol a gente pensa que na favela tem excelentes jogadores, mas quando a gente pensa em esportes eletrônicos as pessoas estão voltadas para o asfalto, então quando a gente cria a taça da das favelas, quando a gente pega um evento com tamanha relevância e coloca no Free Fire e bota pra todo mundo ver, a gente mostra a força que a favela tem também nos esportes eletrônicos”, comenta.

O jovem Matheus da Silva é um dos garotos que sonha em se profissionalizar nos games, mas o pai, Marcos Brito da Silva, fica atento para que o filho também pense em outras coisas. “Forço ele a fazer esportes porque é bom pra saúde dele”, diz.

Veja mais na reportagem sobre o tema que foi ao ar esta terça-feira (28) no Jornal da Cultura:

Leia Também: E-Sports: Mulheres se unem na luta contra o assédio nos jogos eletrônicos

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Secretaria de Saúde de SP dá dicas para evitar intoxicação infantil durante as férias

EUA receberam informações de plano iraniano para assassinar Donald Trump; Irã nega

Aeroporto de Porto Alegre será reaberto em outubro, diz ministro

Militares custam 16 vezes mais à União do que aposentados do INSS, revela TCU

Concurso TSE Unificado: calendário das provas é alterado; veja mudanças