Vale informa que todos os 39 funcionários foram resgatados de mina subterrânea no Canadá
Segundo a companhia, o resgate foi concluído de forma segura e todos passam bem
29/09/2021 09h05
No início da manhã desta quarta-feira (29), a mineradora Vale informou que todos os 39 trabalhadores que estavam presos na mina subterrânea Totten, em Sudbury, Ontário, no Canadá, foram retirados do local e já estão em superfície. Segundo a companhia, o resgate foi concluído de forma segura e todos passam bem.
“Trazer nossos 39 empregados seguros e saudáveis para casa era nossa principal prioridade e estamos felizes que nosso plano de emergência funcionou para conseguirmos esse resultado. Todos estão seguros agora e merecem nosso profundo respeito pela perseverança”, disse Eduardo Bartolomeo, presidente da Vale. O CEO parabenizou a equipe de resgate e se encontrou com os empregados em Sudbury.
“Esta é uma grande notícia vinda de circunstâncias muito difíceis”, disse Bartolomeo. “Todos nós da Vale estávamos focados e comprometidos com o retorno seguro de nossos empregados. Ouvir que todos estão de volta à superfície e voltando para casa é a melhor notícia que poderíamos ter recebido”, completou.
No último domingo (26), os funcionários ficaram presos entre 900 e 1.200 metros de profundidade na mina Totten, após uma pá escavadeira ter se desprendido, bloqueando um acesso e indisponibilizando o meio de transporte (um elevador). Os empregados saíram da mina com o apoio da equipe de resgate da Vale por meio de um sistema de escada de saída secundária.
Em nota, a empresa afirmou que uma investigação será feita para apurar o acidente, “para que a empresa possa aprender com o incidente e tomar medidas para garantir que isso nunca aconteça novamente”.
Leia também: Reforço contra a Covid-19 é disponibilizado aos idosos de 81 anos no Rio de Janeiro; CPI da Covid ouve o empresário bolsonarista Luciano Hang nesta quarta-feira
REDES SOCIAIS