Notícias

ONU diz que pandemia gerou a pior crise sistêmica do planeta desde sua fundação

Organização afirma que a Covid-19 afetou consumo, investimento, produção e aprofundou desigualdades


29/09/2021 10h36

Um documento elaborado por órgãos da Organização das Nações Unidas (ONU) afirma que a pandemia de Covid-19 gerou a pior crise sistêmica do planeta desde a sua fundação, em 1945, com ampliação das desigualdades, deixando a população vulnerável em situação ainda mais crítica. 

Publicado nesta quarta-feira (29), o documento "Covid-19 e Desenvolvimento Sustentável" foi produzido pelo Pnud (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento) em parceria com o Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância), a Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) e a Opas (Organização Pan-americana da Saúde).

Segundo o levantamento, o choque econômico causado pela crise sanitária afetou consumo, investimento e produção, o que torna necessário que os países reforcem o sistema de proteção social, incluindo programas de transferência de renda, cobertura de saúde e acesso a serviços básicos.

"Considerada a pior crise sistêmica já vivida no planeta desde a criação das Nações Unidas, a pandemia da Covid-19 vem atingindo a população mundial de forma desproporcional, aprofundando desigualdades e, consequentemente, tornando mais distante o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável", diz um trecho do relatório.

Segundo o documento, o mundo está retrocedendo em relação aos 17 objetivos, que buscam ações para reduzir a pobreza, proteger o meio ambiente e melhorar a qualidade de vida das pessoas.

Entre os pontos para se alcançar, estão a redução da fome, agricultura sustentável, trabalho descente, crescimento econômico, redução das desigualdades e consumo responsável. O plano da ONU é que esses objetivos, agora considerados mais distantes, sejam alcançados até 2030.

Leia também: Prefeitura de Balneário Camboriú libera trecho aumentado da Praia Central ao públicoSenado aprova projeto que torna CPF único número de identificação no país

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Em delação premiada, ex-PM confirma que Ronnie Lessa foi quem disparou contra Marielle Franco

Caso Marielle: após prisão, Anielle Franco reafirma confiança em investigação da PF

Lula assiste à estreia da Seleção Brasileira e parabeniza jogadoras por vitória

Em Gaza, arqueólogos encontram 125 tumbas em cemitério romano de 2 mil anos atrás

Investigação sobre morte de Marielle Franco gera prisão de ex-bombeiro no RJ