Notícias

​Roda Retrô relembra programas com pensadores internacionais renomados

Em outubro, programas com Noam Chomsky, Manuel Castells e Domenico De Masi entram em destaque na página do programa no Facebook e no canal do YouTube. Já na última quinta-feira do mês, o público decide qual entrevista será publicada


05/10/2017 15h59

Desde o mês passado, o Roda Viva tem destacado programas de seu rico acervo com a ação online Roda Retrô. A partir desta quinta-feira (5/10), mais quatro entrevistas históricas são relembradas na série Pensadores Internacionais. Os programas são disponibilizados às quintas-feiras, na página oficial do programa no Facebook e no canal do YouTube.

Um dos principais intelectuais da esquerda atual, o linguista americano Noam Chomsky é o centro do programa publicado nesta quinta-feira (5/10). Professor emérito do Instituto de Tecnologia de Massachusets (MIT), Chomsky é reverenciado pelo meio acadêmico como “o pai da linguística moderna”. Ele foi entrevistado pelo programa em 1996.

Já na semana seguinte (12/10), o destaque é a entrevista com o sociólogo espanhol Manuel Castells, de 1999. Doutor em sociologia pela Universidade de Paris, Castells é professor nas áreas de Sociologia, Comunicação e Planejamento Urbano e Regional, e pesquisador dos efeitos da informação sobre a economia, a cultura e a sociedade em geral. É considerado um dos principais analistas da era da informação e das sociedades conectadas em rede. Sua obra virou referência obrigatória na discussão das transformações sociais do final do século XX.

Na terceira quinta-feira do mês (19/10), a edição publicada é com Domenico de Masi, de 1998. O professor da Universidade La Sapienza de Roma é conhecido pelo conceito de “ócio criativo”. A área de estudo do italiano abrange temas relacionados à sociologia do trabalho e das organizações.

Ao final do mês, o público decide o último programa da série Roda Retrô, por meio de votação na fanpage, com entrevista publicada no dia 26.

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Em delação premiada, ex-PM confirma que Ronnie Lessa foi quem disparou contra Marielle Franco

Caso Marielle: após prisão, Anielle Franco reafirma confiança em investigação da PF

Lula assiste à estreia da Seleção Brasileira e parabeniza jogadoras por vitória

Em Gaza, arqueólogos encontram 125 tumbas em cemitério romano de 2 mil anos atrás

Investigação sobre morte de Marielle Franco gera prisão de ex-bombeiro no RJ