Em meio a tumulto com Flávio Bolsonaro, Aziz chama Osmar Terra de “fanfarrão”
Confusão aconteceu quando senadores iniciaram os questionamentos sobre o “gabinete paralelo” ao depoente Luciano Hang
29/09/2021 16h43
Nessa quarta-feira (29), a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid escutou o empresário Luciano Hang. A tensão entre Omar Aziz, presidente da CPI, e o senador Flávio Bolsonaro - filho do presidente - se instaurou quando Hang foi questionado sobre seu vínculo com os participantes do “gabinete paralelo”. A discussão terminou com Aziz chamando o deputado Osmar Terra de “fanfarrão”.
O "gabinete paralelo” é o nome atribuído aos apoiadores de Jair Bolsonaro que, junto com ele, priorizaram na gestão da pandemia medicamentos sem eficácia contra Covid-19, minimizaram a situação no país através da divulgação de dados e notícias falsas e negligenciaram as orientações dadas pelas autoridades da saúde (como o uso de máscaras e o distanciamento social). Dentre os participantes estão: Anthony Wong, Nise Yamaguchi, Paolo Zanotto e Osmar Terra.
Leia mais: MPF abre investigações contra prefeituras por desrespeito ao pagamento de professores
O tumulto foi catalisado por um vídeo do presidente Jair Bolsonaro transmitido no Senado. Nele, Bolsonaro alega que um relatório feito pelo Tribunal de Contas da União (TCU) tinha concluído que cerca 50% das mortes por Covid-19 em 2020, na verdade, tinham sido por outras causas. O presidente ainda completa “logicamente que a imprensa não vai divulgar”. O relatório foi desmentido pelo TCU e o próprio Bolsonaro teve que se retratar na época por essa mentira.
Depois do vídeo ser exibido, o relator da CPI, Renan Calheiros, questionou Luciano Hang sobre sua participação no “gabinete paralelo”, acusando-o de ter postado diversas vezes em suas redes sociais, onde o empresário acumula mais de 3 milhões de seguidores, vídeos desqualificando dados científicos e apoiando a chamada “supernotificação” (que seria o aumento mentiroso do número de óbitos por Covid-19).
Quando Hang tenta se justificar, o presidente da CPI, Omar Aziz o interrompe falando que nem o empresário, nem o deputado Osmar Terra - com quem Hang conversava sobre a gestão da pandemia - tinham propriedade para analisar ou divulgar informações científicas sobre a pandemia. Aziz ainda completa: “Osmar Terra é um fanfarrão, (...) que vai estar indiciado na CPI. (...) Não dá para vir um fanfarrão [agora se referindo a Hang] vir aqui falar o que quer para os ouvidos bolsonaristas.”
Nesse momento começou uma discussão direta entre Aziz e o senador Flávio Bolsonaro. Aziz reiterou que Osmar Terra é um “fanfarrão”, e ainda completou: "Enganou o teu pai. Ele disse pro teu pai que ia morrer 800 pessoas”.
Leia também: “Não tomei vacina porque tenho índice de anticorpos altíssimo”, diz Luciano Hang à CPI
REDES SOCIAIS