Notícias

CPI da Covid ouve o empresário bolsonarista Otávio Fakhoury nesta quinta-feira

Fakhoury é apontado como financiador de desinformação e também é investigado no inquérito das Fake News no STF


30/09/2021 09h10

Nesta quinta-feira (30), a CPI da Covid ouve o empresário bolsonarista Otávio Fakhoury. O pedido da convocação dele foi feito pelo vice-presidente da comissão Randolfe Rodrigues (Rede-AP). Segundo o senador, o empresário foi identificado como o "maior financiador de disseminação de fake news". Ele também é investigado no inquérito conduzido pelo ministro Alexandre de Moraes no Supremo Tribunal Federal (STF) para apurar o tema.

Fakhoury é vice-presidente do Instituto Força Brasil, entidade que tentou intermediar a negociação de vacinas contra Covid-19 entre a empresa Davati e o Ministério da Saúde.

O requerimento de convocação argumenta que o empresário financia “canais de disseminação de notícias falsas, como o Instituto Força Brasil, Terça Livre e Brasil Paralelo.” Ainda de acordo com o texto, “esses canais estimularam o uso de tratamento precoce sem eficácia comprovada, aglomeração e diversas outras fake news sobre a pandemia.”

O bolsonarista está no radar da CPI desde agosto. Em abril de 2020, os senadores tinham aprovado a quebra dos sigilos bancário, telefônico e telemático dele. Um requerimento apresentado pelo senador Alessandro Vieira (Cidadania-SE) também garantiu à comissão acesso a dados fiscais do empresário, desde 2018.

Otávio Fakhoury obteve no STF o direito a não responder a perguntas que possam incriminá-lo.

Leia também: PGR inicia apuração preliminar contra Braga Netto por ameaças às eleições de 2022PF faz operação em SP contra alvo da CPI da Covid por suspeita de lavagem de dinheiro

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Secretaria de Saúde de SP dá dicas para evitar intoxicação infantil durante as férias

EUA receberam informações de plano iraniano para assassinar Donald Trump; Irã nega

Aeroporto de Porto Alegre será reaberto em outubro, diz ministro

Militares custam 16 vezes mais à União do que aposentados do INSS, revela TCU

Concurso TSE Unificado: calendário das provas é alterado; veja mudanças