Notícias

PGR inicia apuração preliminar contra Braga Netto por ameaças às eleições de 2022

Em julho, o ministro da Defesa teria enviado ameaças ao presidente da Câmara sobre PEC do voto impresso, diz jornal


30/09/2021 09h00

O procurador-geral da República, Augusto Aras, determinou a abertura de uma apuração contra o ministro da Defesa, Walter Braga Netto, para avaliar a ameaça feita às eleições de 2022.

Em julho, o jornal O Estado de São Paulo havia relatado que Braga Netto teria enviado um recado ao presidente da Câmara, Arthur Lira (Progressista-AL), ameaçando cancelar as eleições se a PEC do voto impresso não fosse aprovada. A proposta foi negada pela Câmara.

Na ocasião, o ministro se manifestou, em nota oficial, declarando que a notícia era “desinformação que gera instabilidade entre os Poderes da República”. Além disso, afirmou que as Forças Armadas atuam dentro dos limites da Constituição. “A Marinha do Brasil, o Exército Brasileiro e a Força Aérea Brasileira são instituições nacionais, regulares e permanentes, comprometidas com a sociedade, com a estabilidade institucional do País e com a manutenção da democracia e da liberdade do povo brasileiro”, concluiu.

Os parlamentares acionaram o STF para que as supostas ameaças fossem apuradas, já que significavam risco para a democracia. Há comparações que enquadram a ação em crime de responsabilidade e na Lei de Segurança Nacional.

O ministro Gilmar Mendes determinou que a PGR se manifestasse sobre os questionamentos feitos pelos parlamentares. Aras afirmou que há apuração preliminar em andamento sobre o caso e questões relacionadas e que, se houver indícios, irá abrir uma investigação formal contra o ministro da Defesa.

Leia mais: PF faz operação em SP contra alvo da CPI da Covid por suspeita de lavagem de dinheiroCaixa conclui pagamentos da 6ª parcela do auxílio emergencial aos beneficiários do Bolsa Família

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Em delação premiada, ex-PM confirma que Ronnie Lessa foi quem disparou contra Marielle Franco

Caso Marielle: após prisão, Anielle Franco reafirma confiança em investigação da PF

Lula assiste à estreia da Seleção Brasileira e parabeniza jogadoras por vitória

Em Gaza, arqueólogos encontram 125 tumbas em cemitério romano de 2 mil anos atrás

Investigação sobre morte de Marielle Franco gera prisão de ex-bombeiro no RJ