Corte de energia por falta de pagamento é retomado em outubro
Em razão da pandemia, a Aneel havia determinado que as famílias de baixa renda não poderiam ter fornecimento interrompido
30/09/2021 09h19
O corte de energia por falta de pagamento para os consumidores de baixa renda volta a ser permitido a partir desta sexta-feira (1). A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) havia suspendido a ação, em abril, devido à crise provocada pela pandemia da Covid-19.
A medida já havia sido prorrogada de 30 de julho para 30 de setembro. Porém, a Aneel afirmou que não há previsão de um novo adiamento.
A distribuidora deve notificar a família antes de realizar o corte de luz. Segundo a agência, o envio deve ser feito com antecedência de, no mínimo, 15 dias. As famílias de baixa renda podem negociar o parcelamento do débito em pelo menos três parcelas.
A proibição do corte de luz atingiu cerca de 12 milhões de famílias que correspondiam a Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE), que é uma política pública que concede um desconto para ser abatido na conta de luz de acordo com o consumo.
Leia mais: PGR inicia apuração preliminar contra Braga Netto por ameaças às eleições de 2022; Ex-deputado e prefeito André Moura (PSC) é condenado a oito anos de prisão pelo STF
REDES SOCIAIS