Notícias

Líder de refugiados de Mianmar é morto a tiros em acampamento de Bangladesh

Mohibullah tinha 50 anos era professor e líder da etnia de refugiados muçulmana Rohingya


30/09/2021 11h05

Representante internacional dos refugiados da etnia Rohingya de Mianmar, o professor Mohibullah (50) foi morto a tiros em um campo de refugiados em Bangladesh por homens desconhecidos na noite da última quarta-feira (29), disse a polícia local.

Leia mais:  Confira os principais assuntos abordados nesta quinta-feira no 'Oito em Ponto'

Mohibullah era um importante líder do grupo e também era o porta-voz que representava o grupo étnico muçulmano em reuniões internacionais. Ele visitou a Casa Branca em 2019 para uma reunião sobre liberdade religiosa com o então presidente dos Estados Unidos Donald Trump, e falou sobre o sofrimento e a perseguição enfrentada pelos Rohingya em Mianmar.

No mesmo ano, ele foi duramente criticado pela mídia local de Bangladesh depois de liderar uma manifestação de 200.000 refugiados para marcar o segundo aniversário da repressão pelos militares de Mianmar, o que fez com que cerca de 700.000 Rohingya, incluindo Mohibullah, fugissem para o país vizinho.

O líder Rohingya foi levado para um hospital, onde foi declarada a sua morte. Nenhum grupo assumiu a responsabilidade até o momento e ainda não está claro quem esteve por trás do ataque.

A perseguição aos Rohingyas começou em 2017 e incluiu violações étnicas, assassinatos e o incêndio de milhares de casas. Desde então, Bangladesh abriga mais de 1,1 milhão de refugiados Rohingyas de Mianmar, após diversas ondas de perseguição.

Leia também: PF faz operação em SP contra alvo da CPI da Covid por suspeita de lavagem de dinheiro

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Secretaria de Saúde de SP dá dicas para evitar intoxicação infantil durante as férias

EUA receberam informações de plano iraniano para assassinar Donald Trump; Irã nega

Aeroporto de Porto Alegre será reaberto em outubro, diz ministro

Militares custam 16 vezes mais à União do que aposentados do INSS, revela TCU

Concurso TSE Unificado: calendário das provas é alterado; veja mudanças