Notícias

Jeff Bezos é acusado de criar ambiente 'tóxico e sexista' na Blue Origin

A publicação contra a empresa de voos espaciais do fundador da Amazon foi feita em um fórum de denúncias


01/10/2021 11h52

Um grupo de atuais e ex-funcionários acusou a empresa Blue Origin, que realiza voos espaciais e é de propriedade de Jeff Bezos, fundador da Amazon, de operar um ambiente de trabalho "tóxico", “repleto de sexismo” e que prefere “velocidade vertiginosa” à segurança.

Ao todo, 21 pessoas assinaram a carta aberta, sendo que apenas Alexandra Abrams, ex-chefe de comunicações de funcionários da Blue Origin, decidiu se identificar. No comunicado, a cultura da empresa é descrita como reflexo do “pior do mundo em que vivemos”.

A publicação foi feita no fórum de denúncias Lioness e constatou que, dos atuais 3.600 funcionários em seis estados e vários países, a maioria é masculina e predominantemente branco, sendo que 100% dos líderes técnicos e de programas seniores são homens.

“As lacunas de gênero na força de trabalho são comuns na indústria espacial, mas na Blue Origin elas também se manifestam em um tipo particular de sexismo. Vários líderes seniores são conhecidos por serem consistentemente inadequados com as mulheres”, diz um trecho da carta.

Em um dos casos relatados, um executivo sênior descrito como parte do círculo interno leal do CEO Bob Smith foi denunciado inúmeras vezes ao Departamento de Recursos Humanos da empresa por assédio sexual. Apesar do fato, Smith o nomeou, pessoalmente, para membro do comitê de contratação no cargo de função sênior de RH em 2019.

As próprias contratadas alertavam as novas empregadas sobre um outro ex-executivo que humilhava e assediava as mulheres. Segundo a carta, ele parecia ser protegido por sua relação pessoal com Bezos e “foi preciso apalpar fisicamente uma subordinada para finalmente ser dispensado” da função de recrutar funcionários.

Leia mais: Scarlett Johansson e Disney chegam a acordo em processo por lançamento de 'Viúva Negra'Após suspensão da tutela, Britney Spears publica fotos nua

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Secretaria de Saúde de SP dá dicas para evitar intoxicação infantil durante as férias

EUA receberam informações de plano iraniano para assassinar Donald Trump; Irã nega

Aeroporto de Porto Alegre será reaberto em outubro, diz ministro

Militares custam 16 vezes mais à União do que aposentados do INSS, revela TCU

Concurso TSE Unificado: calendário das provas é alterado; veja mudanças