A partir desta segunda-feira (4), a cidade de São Paulo começa a aplicar a terceira dose da vacina contra a Covid-19 em profissionais de saúde com mais de 18 anos e em idosos com mais de 60 anos.
A liberação da terceira dose para os profissionais de saúde foi anunciada pelo governador João Doria (PSDB) no dia 29. A categoria contempla 1 milhão de profissionais que atuam no estado, tanto no setor público quanto no setor privado. Já para os idosos de 60 a 69 anos, estava prevista para acontecer a partir desta segunda no cronograma de vacinação do governo do estado.
Para receber a terceira dose, os profissionais e os idosos devem ter completado o ciclo vacinal, ou seja, devem ter recebido as duas doses da vacina (ou dose única) há pelo menos seis meses.
Deve ser usado preferencialmente o imunizante da Pfizer, segundo o Ministério da Saúde. Mas o estado de São Paulo utiliza todas as vacinas disponíveis para a aplicação da terceira dose.
Os maiores de 60 anos devem apresentar o cartão de vacinação, físico ou digital, além do comprovante de endereço e um documento oficial com foto. Já os profissionais de saúde precisam apresentar um comprovante de vínculo empregatício em serviço de saúde da cidade de São Paulo ou documento do conselho de classe.
Pessoas imunossuprimidas maiores de 18 anos também recebem a terceira dose da vacina contra a Covid-19 e podem procurar os postos da saúde após 28 dias da conclusão do ciclo vacinal.
Toda a rede estará em operação para a vacinação da primeira ou segunda dose (D1 e D2): 468 Unidades Básicas de Saúde (UBSs); megapostos com acesso a pedestres, postos que funcionam exclusivamente em sistema drive-thru e a rede de farmácias parceiras. A vacina também está disponível nas AMAs/UBSs Integradas, unidades do Serviço de Atenção Especializada (SAE) e nos Centros de Saúde. Confira a lista completa dos endereços aqui.
Pelo Filômetro, é possível acompanhar em tempo real a situação de espera nos postos de vacinação que estão em funcionamento na cidade.
Leia também: São Paulo tem 3,9 milhões de pessoas com a 2ª dose da vacina contra a Covid-19 atrasada; Marcelo Queiroga testa negativo para Covid-19 e pode retornar para o Brasil
REDES SOCIAIS