"Enquanto o mundo não for vacinado, vamos ter celeiros de novas cepas", diz Sue Ann Costa Clemens
Médica foi a entrevistada do Roda Viva e explicou os problemas da distribuição desigual da vacina pelo mundo
04/10/2021 22h33
A médica brasileira Sue Ann Costa Clemens foi a entrevistada do Roda Viva desta segunda-feira (4).
A jornalista Mariana Varella questionou a médica sobre a distribuição de doses de vacinas pelo mundo. Enquanto países desenvolvidos pensam em terceira dose, nações africanas não imunizaram 1% da população. Clemens admite a necessidade de mais vacinas e alertou que, enquanto todos não estiverem vacinados, há chances do surgimento de novas cepas.
Leia também: Sue Ann considera uso de vacina heteróloga em terceira dose contra a Covid
“Há uma disparidade muito grande. Precisa de um aumento da oferta [de vacinas], porque existe demanda. Enquanto o mundo não for vacinado, nós vamos ter celeiros de novas cepas, que podem ser mais severas e transmissíveis. Vimos ondas com a Delta e a Gama, e isso causou muitas hospitalizações e fechamento de economias”, explicou Clemens.
No futuro, ela entende que será necessário investimento para o desenvolvimento de vacinas no próprio continente africano. A médica reconhece que é difícil, mas é um processo que já está em andamento e o Comitê Científico da Fundação Bill e Melinda Gates está procurando soluções.
Assista ao trecho completo:
Participaram da bancada de entrevistadores Constança Tatsch, repórter de saúde do jornal O Globo; Mariana Varella, jornalista de saúde e editora-chefe do portal Drauzio Varella; Maria Manso, repórter da TV Cultura; Matheus Meirelles, videorrepórter da CNN Brasil; e Sabine Righetti, jornalista doutora em política científica, pesquisadora da Unicamp e coordenadora da Agência Bori.
Assista ao trecho completo:
O programa vai ao ar toda segunda-feira às 22h, na TV Cultura, no site da emissora, no canal do YouTube, no Dailymotion, nas redes sociais Twitter e Facebook.
REDES SOCIAIS