A Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público da Câmara dos Deputados aprovou nesta terça-feira (5) a convocação do ministro da Economia, Paulo Guedes, para prestar esclarecimentos sobre sua offshore em paraíso fiscal, divulgada pelo documento Pandora Papers no último domingo (3).
A convocação, proposta pelo deputado Kim Kataguiri (DEM-SP), obriga Guedes a comparecer à comissão. Ainda não foi definida uma data.
“Se discute eventual crime, o ministro precisa vir sob vara”, afirmou Kataguiri após governistas tentarem transformar a convocação em convite, o que faria do comparecimento do ministro não obrigatório.
O Pandora Papers, documento divulgado neste domingo (3), expôs mais de 300 políticos, empresários e artistas de 91 países que têm ou tinham offshores, empresas abertas em locais conhecidos como paraísos fiscais, entre eles os brasileiros Roberto Campos Neto, presidente do Banco Central e Paulo Guedes.
Funcionários do alto escalão do governo não são autorizados a terem aplicações financeiras que possam ser afetadas por decisões governamentais sobre as quais eles tenham influência e informações.
Leia mais: Relatório aponta que cerca de 216 mil crianças foram abusadas dentro da Igreja Católica; Nego do Borel é visto em Itacuruçá, após mãe alegar desaparecimento
REDES SOCIAIS