Notícias

Renan diz que relatório da CPI da Covid 'com certeza' pedirá indiciamento de Bolsonaro

'Não vamos falar grosso na investigação e miar no relatório', declarou o relator


05/10/2021 13h10

Nesta terça-feira (5), o relator da CPI da Covid, senador Renan Calheiros (MDB-AL), afirmou que o relatório final "com certeza" vai pedir o indiciamento do presidente Jair Bolsonaro (sem partido). Renan foi questionado sobre o tema por jornalistas na chegada à comissão.

"Com certeza será [indiciado]. Nós não vamos falar grosso na investigação e miar no relatório. Ele com certeza será, sim, pelo o que praticou", disse o relator.

A CPI chegou à reta final dos trabalhos. A previsão é de que o relatório seja apresentado e votado na segunda quinzena deste mês. Depois que o relatório for aprovado pela comissão, será enviado ao Ministério Público, que decidirá se acata ou não os pedidos de indiciamento.

Renan disse ainda que, além do presidente, devem entrar na lista de pedidos de indiciamento também ministros e “aquelas pessoas que tiveram participação efetiva no gabinete paralelo, no gabinete do ódio e todos aqueles que tiveram responsabilidade no desvio de dinheiro público e da roubalheira”.

“Essas pessoas serão responsabilizadas. Nós utilizaremos os tipos penais do crime comum, do crime de responsabilidade, do crime contra a vida, do crime contra a humanidade e estamos avaliando com relação a indígenas a utilização do genocídio”, afirmou o relator.

Nesta terça, a CPI ouve o sócio-administrador da empresa VTCLog, Raimundo Nonato Brasil. A comissão quer saber se a VTCLog foi favorecida irregularmente em contratos com o governo.

Leia também: Presidente de Taiwan alerta sobre “consequências catastróficas” depois de ameaças da ChinaComissão da Câmara aprova convocação de Paulo Guedes para falar sobre offshore em paraíso fiscal

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Secretaria de Saúde de SP dá dicas para evitar intoxicação infantil durante as férias

EUA receberam informações de plano iraniano para assassinar Donald Trump; Irã nega

Aeroporto de Porto Alegre será reaberto em outubro, diz ministro

Militares custam 16 vezes mais à União do que aposentados do INSS, revela TCU

Concurso TSE Unificado: calendário das provas é alterado; veja mudanças