Nobel de Química vai a cientistas que criaram ferramenta para construção de moléculas
Benjamin List e David MacMillan dividirão o prêmio que totaliza 10 milhões de coroas suecas (cerca de R$ 6,1 milhões)
06/10/2021 09h48
Nesta quarta-feira (6), a Academia Real das Ciências da Suécia anunciou os vencedores do Nobel 2021 em Química. A dupla Benjamin List e David WC MacMillan levou o prêmio “pelo desenvolvimento de organocatálise assimétrica”, que consiste em uma ferramenta que capaz de atuar na construção molecular.
“Construir moléculas é uma arte difícil. Benjamin List e David MacMillan recebem o Prêmio Nobel de Química 2021 pelo desenvolvimento de uma nova ferramenta precisa para a construção molecular: a organocatálise. Isso teve um grande impacto na pesquisa farmacêutica e tornou a química mais verde”, disse a Academia ao anunciar os vencedores.
Neste ano, os cientistas dividem prêmio de 10 milhões de coroas suecas, equivalente a R$ 6,1 milhões. O alemão List, de 53 anos, é pesquisador vinculado ao Instituto Max-Planck, na Alemanha, e o britânico MacMillan, 53, atua na Universidade de Princeton, nos Estados Unidos.
Veja o cronograma do Prêmio Nobel
Química: quarta-feira (6)
Literatura: quinta-feira (7)
Paz: sexta-feira (8)
Economia: segunda-feira (11)
Leia também: Bolsonaro sanciona lei que autoriza uso da reforma do IR para custear Auxílio Brasil; CPI da Covid ouve diretor-presidente da ANS sobre caso Prevent Senior
REDES SOCIAIS