Notícias

Ministro da Saúde nomeia novo coordenador do Programa Nacional de Imunizações

Ricardo Queiroz Gurgel é especialista em pediatria e ocupa o cargo três meses depois de Francieli Fantinato ter deixado o governo por divergências com Bolsonaro


06/10/2021 11h47

Após três meses, o ministro da Saúde Marcelo Queiroga escolheu o médico Ricardo Queiroz Gurgel para o cargo de coordenador do Programa Nacional de Imunizações (PNI). A nomeação foi publicada nesta quarta-feira (6) no Diário Oficial da União (DOU).

O novo coordenador assume o PNI depois que Francieli Fantinato pediu para sair do cargo, o qual ocupava desde 2019. Ela deixou o governo um dia antes de prestar depoimento à CPI da Covid. Na comissão, chegou a listar uma série de entraves à vacinação contra a Covid-19 no país. Afirmou também ter deixado o cargo após a "politização" da vacinação no Brasil e declarações de autoridades que colocaram em dúvida a eficácia dos imunizantes. Com a saída de Francieli, uma assessora técnica estava interinamente no setor desde 7 de julho.

A partir de agora, Ricardo Gurgel será o responsável por organizar e implementar as ações de vacinação em todo o país. O pediatra tem mestrado e doutorado em saúde da criança e do adolescente pela Universidade de São Paulo (USP). Atualmente, é professor titular de pediatria e coordenador do programa de pós-graduação em ciências da saúde da Universidade Federal de Sergipe.

Ao longo da carreira, ele se dedicou a estudar questões epidemiológicas e sociais que interferem na saúde de mães e recém-nascidos. Já na área de vacinas, Ricardo é atualmente investigador principal do estudo clínico de aprovação da vacina tetravalente contra a dengue, do Instituto Butantan. O médico tem atuado também na investigação da utilização de vacinas em crianças, especialmente imunizantes contra rotavírus.

Leia também: PF apreende 5 toneladas de cocaína em contêiner no Rio de JaneiroBolsonaro leva aliados para passeio em navio da marinha

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Em delação premiada, ex-PM confirma que Ronnie Lessa foi quem disparou contra Marielle Franco

Caso Marielle: após prisão, Anielle Franco reafirma confiança em investigação da PF

Lula assiste à estreia da Seleção Brasileira e parabeniza jogadoras por vitória

Em Gaza, arqueólogos encontram 125 tumbas em cemitério romano de 2 mil anos atrás

Investigação sobre morte de Marielle Franco gera prisão de ex-bombeiro no RJ