Notícias

Ministro da Saúde nomeia novo coordenador do Programa Nacional de Imunizações

Ricardo Queiroz Gurgel é especialista em pediatria e ocupa o cargo três meses depois de Francieli Fantinato ter deixado o governo por divergências com Bolsonaro


06/10/2021 11h47

Após três meses, o ministro da Saúde Marcelo Queiroga escolheu o médico Ricardo Queiroz Gurgel para o cargo de coordenador do Programa Nacional de Imunizações (PNI). A nomeação foi publicada nesta quarta-feira (6) no Diário Oficial da União (DOU).

O novo coordenador assume o PNI depois que Francieli Fantinato pediu para sair do cargo, o qual ocupava desde 2019. Ela deixou o governo um dia antes de prestar depoimento à CPI da Covid. Na comissão, chegou a listar uma série de entraves à vacinação contra a Covid-19 no país. Afirmou também ter deixado o cargo após a "politização" da vacinação no Brasil e declarações de autoridades que colocaram em dúvida a eficácia dos imunizantes. Com a saída de Francieli, uma assessora técnica estava interinamente no setor desde 7 de julho.

A partir de agora, Ricardo Gurgel será o responsável por organizar e implementar as ações de vacinação em todo o país. O pediatra tem mestrado e doutorado em saúde da criança e do adolescente pela Universidade de São Paulo (USP). Atualmente, é professor titular de pediatria e coordenador do programa de pós-graduação em ciências da saúde da Universidade Federal de Sergipe.

Ao longo da carreira, ele se dedicou a estudar questões epidemiológicas e sociais que interferem na saúde de mães e recém-nascidos. Já na área de vacinas, Ricardo é atualmente investigador principal do estudo clínico de aprovação da vacina tetravalente contra a dengue, do Instituto Butantan. O médico tem atuado também na investigação da utilização de vacinas em crianças, especialmente imunizantes contra rotavírus.

Leia também: PF apreende 5 toneladas de cocaína em contêiner no Rio de JaneiroBolsonaro leva aliados para passeio em navio da marinha

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Secretaria de Saúde de SP dá dicas para evitar intoxicação infantil durante as férias

EUA receberam informações de plano iraniano para assassinar Donald Trump; Irã nega

Aeroporto de Porto Alegre será reaberto em outubro, diz ministro

Militares custam 16 vezes mais à União do que aposentados do INSS, revela TCU

Concurso TSE Unificado: calendário das provas é alterado; veja mudanças