Notícias

Surtos de síndrome mão-pé-boca são registrados em crianças do sul do Brasil

Doença é causada pelo vírus coxsackie; Em geral, não evolui para casos graves e o tratamento consiste em amenizar os sintomas


06/10/2021 17h13

No último mês, cidades do sul do Brasil registraram surtos, entre crianças de até cinco anos de idade, de uma doença ainda pouco conhecida. A síndrome mão-pé-boca é causada pelo vírus coxsackie e teve um aumento de incidência se comparado ao ano passado.

Entre os sintomas principais da síndrome mão-pé-boca estão o surgimento de caroços, principalmente nas palmas das mãos e nas solas dos pés, aftas na boca, febre, diarreia e vômitos. Em geral, a doença não evolui para casos graves e o tratamento consiste em amenizar os sintomas.

Segundo vice-presidente do departamento de infectologia da SPSP (Sociedade de Pediatria de São Paulo), Marcelo Otsuka, a transmissão da síndrome entre os menores é comum, principalmente pela via oral. “As crianças têm essa tradição de levar tudo à boca. Às vezes engatinham e levam a mão na boca e se contaminam, porque a transmissão se faz dessa forma", explica.

Leia Também: São Paulo tem recorde de aplicações da terceira dose das vacinas contra Covid-19

Daniel foi um dos garotos que se infectou com o vírus. Ele já voltou a se alimentar bem e não apresenta mais lesões na pele. No último mês teve febre alta e vermelhidão nas costas.

"Dois ou três dias depois já tava pelo corpo todo. Já tava na mão, no tornozelo, no braço, no antebraço e um pouco na boca", revela a mãe da criança, a fonoaudióloga Thais Rodrigues.

Especialistas afirmam que, como não há vacina para o vírus coxsackie, o único meio de prevenir a síndrome é uma boa higiene. Uma prática importante é lavar bem as mãos e os alimentos.

Assista à matéria sobre o tema que foi ao ar nesta quarta-feira (6) no Jornal da Tarde:

Leia Também: Hapvida pressionou médicos a receitarem cloroquina para pacientes em Manaus, mostra áudio

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Secretaria de Saúde de SP dá dicas para evitar intoxicação infantil durante as férias

EUA receberam informações de plano iraniano para assassinar Donald Trump; Irã nega

Aeroporto de Porto Alegre será reaberto em outubro, diz ministro

Militares custam 16 vezes mais à União do que aposentados do INSS, revela TCU

Concurso TSE Unificado: calendário das provas é alterado; veja mudanças