Notícias

IPCA sobe 1,16% em setembro e se torna a maior taxa para o mês desde início do Plano Real

Com o resultado, a inflação no acumulado em 12 meses chegou a 10,25%, o que não ocorria há mais de 5 anos, aponta IBGE


08/10/2021 13h33

A inflação calculada pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), considerada a inflação oficial do país, acelerou de 0,87% em agosto para 1,16% em setembro, segundo dados divulgados nesta sexta-feira (8) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Trata-se do maior avanço para o mês desde o início do Plano Real, em 1994, quando o índice foi de 1,53%.

Com o resultado, o IPCA acumula alta de 10,25% nos últimos 12 meses e se aproxima do triplo da meta estabelecida pelo governo em 3,75% para este ano. No ano, a alta acumulada é de 6,90%.

Nessa comparação, a gasolina foi o item individual com o maior impacto. Segundo o IBGE, ela representou 1,93 ponto percentual (p.p.) sobre o indicador geral. Ou seja, da taxa de 10,25%, quase 2% são do combustível. Os maiores impactos depois dela vieram da energia elétrica (1,25 p.p.), das carnes (0,67 p.p.) e do gás de cozinha (0,38 p.p.).

Leia também: Goleira espanhola é diagnosticada por ginecologista com “doença homossexual”“Eu sou obrigado a vetar”, afirma Bolsonaro sobre distribuição gratuita de absorventes

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Secretaria de Saúde de SP dá dicas para evitar intoxicação infantil durante as férias

EUA receberam informações de plano iraniano para assassinar Donald Trump; Irã nega

Aeroporto de Porto Alegre será reaberto em outubro, diz ministro

Militares custam 16 vezes mais à União do que aposentados do INSS, revela TCU

Concurso TSE Unificado: calendário das provas é alterado; veja mudanças