Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução: Tv Cultura
Reprodução: Tv Cultura

O atual momento de polarização política no Brasil foi tema no Roda Viva com Renata Gil, presidente da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB). Ela afirmou que a questão também está presente dentro das instituições do país.

"A polarização acontece também dentro das instituições, a gente não consegue ficar alheio a tudo isso. Às vezes, me perguntam: 'Há racismo na magistratura? Há machismo na magistratura?'. Há também, porque nós somos seres humanos, somos um espelho da sociedade", comentou.

Leia também: Roda Viva: "Os fatos indiciados são graves", diz Renata Gil sobre possibilidade de impeachment de Bolsonaro

Contudo, Gil afirmou que, no campo da magistratura, a polarização deve ser "absolutamente estancada e evitada": "A gente tem uma lei orgânica da magistratura que proíbe qualquer atuação político-partidária de magistrados. Nesse cenário em que a gente tem a sociedade dividida, qualquer decisão que aponte um caminho para o lado contrário do caminho que a pessoa se filia, vai parecer que é uma atuação política. Não vejo dessa forma. Eu imagino que a gente tem um reflexo interno sim, mas que isso não tem contaminado as decisões judiciais".

Assista ao trecho: 

Leia também: Iniciativa vai trazer ao Brasil juízas afegãs ameaçadas pelo Talibã, explica Renata Gil no Roda Viva

Participaram da bancada de entrevistadores Irapuã Santana, colunista do jornal O Globo; Isadora Peron, repórter do jornal Valor Econômico; Kalleo Coura, editor-executivo do Jota; Guilherme Waltenberg, editor sênior do Poder 360; e Rayssa Motta, repórter do Blog do Fausto Macedo, no Estado de S. Paulo.

Assista ao programa na íntegra: