Presidente da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), Renata Gil foi a entrevistada do Roda Viva da última segunda-feira (11). Ela explicou projeto que visa trazer ao Brasil, como refugiadas, juízas afegãs ameaçadas pela volta do Talibã ao poder.
"A nossa preocupação se deu um dia depois da tomada pelo Talibã, quando nós vimos a situação que as mulheres se colocariam naquele país. Nos preocupou muito a situação das juízas porque nós já tínhamos, na AMB, alguns relatos de que elas já sofriam ameaças", disse Renata.
Ela contou que foi uma portaria viabilizou o projeto, e que a situação dos vistos também foi organizada.
"Nós buscamos todos os elementos para que os vistos pudessem ser emitidos. A gente está nesse momento em uma operação de resgate, e a gente espera que ela chegue em breve ao Brasil", completou.
Leia também:
Assista ao trecho:
Participaram da bancada de entrevistadores Irapuã Santana, colunista do jornal O Globo; Isadora Peron, repórter do jornal Valor Econômico; Kalleo Coura, editor-executivo do Jota; Guilherme Waltenberg, editor sênior do Poder 360; e Rayssa Motta, repórter do Blog do Fausto Macedo, no Estado de S. Paulo.
Assista ao programa na íntegra:
REDES SOCIAIS