Arte e Cultura

​Com quase 50 anos de estrada, Renato Teixeira é homenageado no Viola, Minha Viola - Especial

Exibido neste domingo (15/10), às 9h, na TV Cultura e no YouTube, o programa relembra a trajetória do artista, que foi e é um dos grandes nomes da música caipira


11/10/2017 22h53

Com quase meio século de carreira, Renato Teixeira é o homenageado do Viola, Minha Viola – Especial deste domingo (15/10). A atração vai ao ar às 9h, na TV Cultura e no canal oficial no YouTube. Com apresentação da cantora e violeira Adriana Farias, o programa relembra as participações mais marcantes do cantor e compositor, além de seus encontros inesquecíveis com outros artistas, como Pena Branca e Xavantinho.

O programa ainda traz outras raridades do acervo do Viola, Minha Viola, como o encontro de Renato Teixeira com seus filhos, interpretando Cuitelinho, e sua participação junto a Sérgio Reis, com quem cantou Comitiva Esperança e As Plantinhas do Mato. E, ao lado de Inezita Barroso, ele canta o clássico Romaria.

Almir Sater, que assina com Teixeira o álbum Ar, lançado em 2015, tem uma ligação antiga com o músico. O programa relembra apresentações em que os dois interpretam os sucessos Tocando em frente e Um violeiro toca. O repertório do programa conta também com outras canções emocionantes, incluindo Amanheceu, peguei a viola, Ferreirinha na viola, Casinha branca e A dor da saudade.

Nascido em Santos, Renato Teixeira passou toda sua infância na cidade litorânea de Ubatuba. Após o período da adolescência no município interiorano de Taubaté, mudou-se para a capital paulista nos anos 60, período em que São Paulo vivia a efervescência da Bossa Nova, da Tropicália e dos famosos festivais musicais. Mas, apesar de ser caiçara e de ter passado a maior parte da vida na capital, foi fortemente influenciado pela música caipira, com composições que sempre fazem alusão a assuntos relacionados à roça.

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Em delação premiada, ex-PM confirma que Ronnie Lessa foi quem disparou contra Marielle Franco

Caso Marielle: após prisão, Anielle Franco reafirma confiança em investigação da PF

Lula assiste à estreia da Seleção Brasileira e parabeniza jogadoras por vitória

Em Gaza, arqueólogos encontram 125 tumbas em cemitério romano de 2 mil anos atrás

Investigação sobre morte de Marielle Franco gera prisão de ex-bombeiro no RJ