Bombeiros combatem incêndios florestais em 18 cidades da Bahia
Trabalho da corporação inclui monitoramento aéreo e lançamento de água feito pelos aviões
11/10/2021 10h37
O combate aos incêndios florestais segue em diversos pontos da Bahia, principalmente nas regiões Oeste, Chapada Diamantina e Norte, totalizando 18 cidades. Agentes do Corpo de Bombeiros Militar do estado (CBMBA) trabalham na manhã desta segunda-feira (11) para cessar o fogo.
Sete brigadistas voluntários, dez aeronaves Air Tractor, um helicóptero do Graer/PMBA, um drone e 171 bombeiros militares fazem parte da estrutura empregada para o combate aos incêndios florestais na Bahia. O trabalho inclui monitoramento aéreo e lançamento de água feito pelos aviões.
Confira a situação nos municípios atingidos por incêndios segundo a última atualização:
– Barreiras: na localidade de Serra Talhada a guarnição está atuando no foco principal resfriando e diminuindo a intensidade das chamas. Segundo os Bombeiros, duas aeronaves auxiliam no combate às chamas no local. Além disso, bombeiros seguem com trabalho de forma direta na localidade da Cachoeira do Redondo.
– Riachão das Neves: os bombeiros estão realizando o combate direto às chamas. Aviões estão dando apoio e realizam o monitoramento aéreo.
– Barra: na comunidade do Igarité os bombeiros atuam com o combate direto nos focos. Aeronaves trabalham no apoio com monitoramento aéreo e na identificação de possíveis novos focos.
– Ibotirama: a guarnição realiza o combate direto na comunidade de Barreiro. Aviões seguem com apoio aéreo.
– Paratinga: na localidade de Barreiro de Rosa/ Agreste de Paratinga o combate direto continua, assim como a confecção de aceiros.
– Correntina: bombeiros e brigadistas locais conseguiram evitar que as chamas atingissem residências. O combate direto continua também em outros focos na região.
– Cotegipe: a guarnição está realizando o rescaldo e monitoramento.
– Buritirama: no povoado Cabeça de Vaca os bombeiros continuam com o combate indireto e aumentando a extensão dos aceiros confeccionados.
– Santa Maria da Vitória: os bombeiros realizam o combate de forma direta.
– Macaúbas, Boquira e Paratinga: seguem combates aos focos.
– Itaguaçu da Bahia: equipe dos bombeiros realiza o combate direto, porém a região possui extensa vegetação nativa, o que dificulta o acesso.
– Iraquara: após monitoramento não foram identificados novos pontos de calor.
– Andaraí: na região do Assentamento Mata Verde segue o combate direto, assim como a confecção de aceiros, numa área muito extensa.
– Livramento de Nossa Senhora: os bombeiros que estão em solo orientam os pilotos das aeronaves no combate e monitoramento aéreo. Segundo os militares, a região é muito íngreme e a vegetação alta. Um helicóptero do Graer/PMBA também apoia o combate.
– Iramaia: bombeiros com o apoio de brigadistas voluntários estão realizando o combate direto às chamas.
– Campo Alegre de Lourdes: os bombeiros permanecem com o combate direto. Enquanto um drone realiza o monitoramento aéreo.
Leia também: Denúncia sobre proxalutamida é uma das mais graves da história da América Latina, diz Unesco; Bolsonaro chega à disputa de 2022 com a maior carga eleitoral negativa da história, aponta Datafolha
REDES SOCIAIS