Com a taxa de inflação acumulada em 10,25% em 12 meses, o governo federal tenta culpar o cenário global pelo aumento dos preços. No entanto, o Brasil está entre os primeiros colocados entre 20 países com as maiores taxas inflacionárias.
O ministro da Economia, Paulo Guedes, é um dos integrantes do governo que tenta atribuir o aumento da inflação no país a um fenômeno global. Segundo ele, os preços estão subindo em todo o mundo, por uma série de fatores, entre outros, o valor do petróleo que beira 80 dólares o barril.
A OPEP (Organização dos Países Exportadores de Petróleo) se manifestou em defesa do aumento da produção por parte dos países produtores, a fim de baixar os preços, porém, o pedido não foi atendido.
Leia Também: Romário reforça apoio ao presidente Bolsonaro
A OCDE (Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico), elaborou uma lista de 20 países com as maiores taxas inflacionárias no momento. O Brasil aparece em terceiro lugar, com 7,2%.
A lista é liderada pela Argentina, com 47%, a Turquia, com 17,8%, e, depois do Brasil, seguem a Rússia, Índia, México e África do Sul.
Assista à matéria sobre o tema que foi ao ar esta segunda-feira (11) no Jornal da Tarde:
Leia Também: Caixa libera saques e transferências da 6ª parcela do auxílio emergencial a nascidos em junho
REDES SOCIAIS