Dia da Padroeira do Brasil é celebrado com missas presenciais na Basílica de Aparecida
Seguindo os protocolos contra a Covid-19, a Basílica dedicada à Santa espera milhares de fiéis nesta terça-feira, feriado de 12 de outubro; veja programação
12/10/2021 07h40
Pelo primeira vez desde o início da pandemia, os fiéis poderão ir às missas de celebração ao Dia da Padroeira nesta terça-feira (12), no Santuário de Aparecida, no interior de São Paulo. Em 2020, na data o público foi restrito a funcionários e pessoas responsáveis pela celebração no momento das missas.
Ao todo serão 14 celebrações de missas no Santuário Nacional, que começam no início da madrugada e seguem até a noite. As principais do dia podem ser acompanhadas a distância por meio da Rede Aparecida de Comunicação, que inclui a TV e Rádio Aparecida, além do próprio site da Basílica.
Veja a programação:
- 4h55 - Toque festivo dos sinos na Basílica Histórica
- 5h - Missa
- 7h - Missa
- 9h - Missa solene
- 12h - Missa das crianças
- 12h - Homenagem a Nossa Senhora Aparecida - Toque dos Sinos
- 12h30 - Missa no centro de eventos
- 14h - Missa
- 14h30 - Missa no centro de eventos
- 15h - Consagração Solene na Basílica Histórica
- 16h - Missa
- 16h30 - Missa no centro de eventos
- 18h - Missa no centro de eventos
- 18h - 18h45 - Angelus na Basílica Histórica
- 19h - Missa de encerramento
- Após missa das 19h - Show pirotécnico
A visita à imagem no Santuário Nacional começa 0h e vai até as 21h. A Basílica Histórica pode ser visitada das 6h às 17h.
Por causa da pandemia, a capacidade de público nas celebrações foi reduzida. Cada missa poderá ser acompanhada presencialmente por 2.500 pessoas, seguindo os protocolos contra a Covid-19. Ao atingir a capacidade máxima permitida, os devotos são direcionados ao Centro de Eventos Padre Vitor Coelho de Almeida, onde missas também estão sendo celebradas.
Quais são os protocolos para assistir às missas na Basílica?
- Uso de máscaras de proteção facial é obrigatório, assim como o distanciamento social.
- Haverá álcool em gel disponível para higienização constante das mãos na entrada da basílica e nos principais pontos de visitação.
- O acesso ao subsolo e à Sala das Promessas deve ser feito seguindo todas essas indicações.
- A higienização dos ambientes comuns do Santuário foi reforçada com procedimentos de limpeza mais intensos, e os colaboradores passaram por um processo de capacitação. No intervalo de cada missa, o interior do Santuário será higienizado.
- Durante as missas, a capacidade por banco será limitada a três pessoas. Haverá filas para a organização dos fiéis na entrada próxima à Torre Brasília.
- Tanto na área interna quanto externa será inibida a formação de aglomerações através de avisos pelo sistema de som presente no local, e pela ação dos funcionários e agentes de segurança.
- A fiscalização vai atuar inclusive no estacionamento, proibindo o acúmulo de pessoas perto das vagas de ônibus e caravanas.
Leia também: Roda Viva: "Causa, no mínimo, surpresa", diz Renata Gil sobre empresa de Guedes em paraíso fiscal; "Liberdade de expressão não é um direito absoluto", diz Renata Gil no Roda Viva
REDES SOCIAIS