Notícias

Síndrome de Havana é detectada em americanos na Colômbia

Mais de 12 funcionários que trabalham na Embaixada na Colômbia apresentam sintomas


13/10/2021 15h30

Nas últimas semanas, autoridades norte-americanas investigam eventuais casos da Síndrome de Havana na embaixada em Bogotá, na Colômbia, dias antes da visita do secretário de Estado, Antony Blinken. Informou a imprensa americana nesta terça-feira (12).

Síndrome de Havana é o nome dado para sintomas de dores de ouvido, tontura e dor de cabeça, relatada primeiramente por diplomatas dos EUA na capital cubana, em 2016.

Não se sabe quantos funcionários do corpo diplomático dos EUA sentiram sintomas dessa síndrome. O porta-voz do Departamento de Estado, Ned Price, disse que o governo vai assegurar que todos os afetados terão "todo o cuidado necessário".

Algumas autoridades que relataram os sintomas na Colômbia tiveram que ser evacuadas do país. O caso preocupa porque Bogotá vai receber a visita de Blinken. Em agosto, a vice-presidente Kamala Harris cancelou uma visita ao Vietnã depois que casos não confirmados da Síndrome de Havana foram relatados entre funcionários diplomáticos.

Leia mais: É fake! Diferente do disseminado por site, dono de BMW, vítima de acidente em Manaus, segue em hospital

Relatos da Síndrome de Havana começaram, segundo a emissora ABC, entre diplomatas, espiões e outros funcionários americanos em Cuba, em 2016. Desde então, os sintomas foram relatados também na China, na Rússia, no Uzbequistão, na Áustria, na Alemanha e em outros países. O governo de Joe Biden continua investigando o assunto.

A explicação mais plausível para a síndrome, é que os pacientes desenvolvam os sintomas depois de receberem "energia de radiofrequência direta e pulsada". Isso significa que as pessoas receberam diretamente um tipo de radiação que inclui micro-ondas.

O próprio estudo encomendado pelo governo americano, porém, afirma que já se sabia que a União Soviética pesquisava os efeitos da exposição ao fenômeno.

Leia também: Atleta queniana Agnes Jebet Tirop é encontrada morta com sinais de facadas

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Secretaria de Saúde de SP dá dicas para evitar intoxicação infantil durante as férias

EUA receberam informações de plano iraniano para assassinar Donald Trump; Irã nega

Aeroporto de Porto Alegre será reaberto em outubro, diz ministro

Militares custam 16 vezes mais à União do que aposentados do INSS, revela TCU

Concurso TSE Unificado: calendário das provas é alterado; veja mudanças