Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Divulgação/Larissa da Silva Marques
Divulgação/Larissa da Silva Marques

Nesta sexta-feira (15), o Estação Livre celebra o Dia do Professor com um programa sobre educação. A edição apresentada por Cris Guterres recebe o professor de história na Uneafro e ativista Douglas Belchior e Ednéia Gonçalves, educadora e socióloga. Na TV Cultura, o programa vai ao ar a partir das 22h.

A edição faz um panorama do setor educacional e aborda as consequências da pandemia da Covid-19, que prejudicou a aprendizagem e ainda causou um aumento da evasão escolar. Além disso, a metodologia e a figura do Patrono da Educação Brasileira Paulo Freire são apresentadas ao longo do programa.

Reportagens

O Estação Livre abre o programa com uma reportagem sobre o educador Paulo Freire. O Patrono da Educação Brasileira é reconhecido mundialmente por sua metodologia própria de alfabetização. Figura de importância na história do país, ele acreditava na educação como ferramenta de mudança social e o programa aborda a sua persona.

Leia também: Senado aprova medida cautelar em caso de violência doméstica

Além disso, a edição conta a história de Thiago Torres, o garoto de periferia que entrou para uma das melhores universidades do país e é um sucesso nas redes. Ele tem muito a dizer pra quem acha que nunca vai chegar lá.

O programa também aborda a importância do rap como ferramenta pedagógica e educacional. Assim como o rap, o funk tem se mostrado mais do que um estilo musical da moda. O projeto Funkeiros Cults, de um jovem periférico de Manaus, compartilha memes e comentários sobre livros nas redes sociais.

Ainda no Estação, é discutida a presença do racismo em ambientes acadêmicos por meio de alunos de coletivos. Em reportagem, o programa aborda o crescimento de cursinhos pré-vestibulares voltados aos alunos de baixa renda e como movimentos sociais impulsionam a proliferação destes modelos.

Leia também: "O Brasil não tem tempo para grosserias delirantes de Ciro, que só é notícia ofendendo Lula e Dilma”, diz presidente do PT

Por fim, o educador, antropólogo e folclorista Tião Rocha faz um depoimento para o programa, corroborando sua tese de que Educação se faz em qualquer lugar, e a estudante Ana Beatriz Teixeira dá um depoimento sobre a importância das ações afirmativas para o ingresso de negros e indígenas nas universidades.