Notícias

Endividamento dos brasileiros bate recorde e compromete quase dois terços da renda média anual

A inflação e o juros em alta também podem achatar o orçamento já comprometido com tantas dívidas


14/10/2021 13h43

O endividamento das famílias brasileiras bateu recorde, segundo dados de uma pesquisa do Banco Central iniciada em 2005. Quase dois terços da renda média individual estão comprometidos com despesas.

Embora o endividamento esteja alto, a taxa de inadimplência se mantém estável. Segundo a economista Marcela Kawauti, “para os bancos também não é interessante colocar essa dívida como prejuízo nesse momento, é mais interessante dar para o consumidor um tempo para pagar se restabelece. Agora é importante a gente olhar esse dado de inadimplência com bastante cuidado daqui pra frente, porque uma vez que esses incentivos acabam, a gente pode ver sim o crescimento da inadimplência acompanhado do crescimento do endividamento das famílias”.

A inflação e o juros em alta também podem achatar o orçamento já comprometido com tantas dívidas. Segundo os economistas, isso deve prejudicar a retomada da atividade nos próximos meses, já que o consumo é um dos motores da economia, representando dois terços do Produto Interno Bruto (PIB).

“A gente deve ver sim um segundo semestre com menos ímpeto que o primeiro semestre. Isso porque a gente vê a criação de empregos ainda aquém do pré-pandemia, a gente vê as pessoas com muito medo da variante delta, muita gente esperando a vacinação e a inflação puxando muito pra baixo. Então a gente ainda tem essa expectativa de um PIB não muito bom nesse segundo semestre”.

Veja mais na reportagem completa do Jornal da Tarde desta quinta-feira (14):

Leia mais: Modelo da Astrazeneca é roubado por espião russo, alega RU;Vladimir Putin afirma que Rússia pode aumentar fornecimento de gás caso necessário

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Secretaria de Saúde de SP dá dicas para evitar intoxicação infantil durante as férias

EUA receberam informações de plano iraniano para assassinar Donald Trump; Irã nega

Aeroporto de Porto Alegre será reaberto em outubro, diz ministro

Militares custam 16 vezes mais à União do que aposentados do INSS, revela TCU

Concurso TSE Unificado: calendário das provas é alterado; veja mudanças