Notícias

Senadores pedem ao STF prazo fixo para sabatina de André Mendonça

Indicação de Mendonça por Bolsonaro ocorreu no dia 13 de julho; CCJ do Senado ainda não tem data para sabatina


14/10/2021 18h45

Os senadores Alessandro Vieira (PSB-SE) e Jorge Kajuru (Podemos-GO) apresentaram um requerimento contra a decisão do ministro Ricardo Lewandowski, do STF (Supremo Tribunal Federal), nesta quinta-feira (14). A ação do Supremo não aceitou que o presidente da CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) do Senado Davi Alcolumbre (DEM-AP) seja obrigado a marcar a sabatina do ex-advogado-geral da União André Mendonça, indicado à Corte por Bolsonaro.

A indicação de Bolsonaro ocorreu no dia 10 de julho deste ano e completou três meses na última quarta. Mendonça pode ocupar a vaga do ministro Marco Aurélio Mello, que foi aposentado compulsoriamente por completar 75 anos de idade.

Leia Mais: Bolsonaro afirma que Alcolumbre "age fora das quatro linhas da Constituição"

Não pode o atual Presidente da Comissão em questão valer-se da posição que ocupa para postergar sem qualquer fundamento razoável a realização de sabatina, especialmente considerando-se que o interesse público é gravemente aviltado em razão de sua inércia”, diz uma parte do recurso.

Os senadores criticaram a demora do presidente da CJJ para marcar a sabatina. "Inércia do Sr. Davi Alcolumbre caracteriza-se como flagrante e indevida interferência no sadio equilíbrio entre os Poderes, na medida em que inviabiliza a concreta produção de efeitos que deve emanar do livre exercício de atribuição típica do Presidente da República”, afirmam.

Leia Também: Alcolumbre reage a pressão de Bolsonaro por indicação ao STF: “Não aceitarei ser ameaçado”

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Secretaria de Saúde de SP dá dicas para evitar intoxicação infantil durante as férias

EUA receberam informações de plano iraniano para assassinar Donald Trump; Irã nega

Aeroporto de Porto Alegre será reaberto em outubro, diz ministro

Militares custam 16 vezes mais à União do que aposentados do INSS, revela TCU

Concurso TSE Unificado: calendário das provas é alterado; veja mudanças