A deputada federal Joenia Wapichana (REDE) declarou que vai propor uma comissão externa para acompanhar a violência enfrentada pelo povo originário Yanomami. Na sessão deliberativa da Câmara desta quarta-feira (14), a parlamentar lamentou a morte de dois garotos indígenas em um local próximo a uma área de garimpo.
“Ontem eu denunciei aqui nesse plenário que duas crianças Yanomami foram sugadas por máquinas que dão apoio a garimpo ilegal dentro de terra indígena. É inadmissível senhor presidente”, disse Joenia.
Joenia Wapichana é a primeira mulher indígena eleita deputada federal no Brasil.
Leia Mais: Crianças indígenas desaparecem depois de brincar em rio próximo a garimpo
Na última quarta-feira (13), dois garotos indígenas, de cinco e sete anos, brincavam em um rio que banha a comunidade na região de Parima (RR) quando foram arrastadas pela correnteza. Próximo ao local existe uma balsa de garimpo instalada.
A comunidade Yanomami vem reclamando do aumento do garimpo ilegal em terras indígenas e acusa a prática de mineração como uma das causas das crianças terem sido arrastadas e afogadas no rio.
Sobre o caso, a Fundação Nacional do Índio (Funai) informou que, por meio da Frente de Proteção Etnoambiental Yanomami e Ye'Kwana, acompanha o caso junto aos órgãos de saúde e segurança pública competentes e está à disposição para colaborar como trabalho das autoridades.
Leia Também: A fome no Brasil é uma decisão política, afirma historiador
REDES SOCIAIS