Notícias

Linhas Cruzadas: Professor de direito diz que Estado pode punir quem não se vacinar

Rubens Glezer explicou a diferença entre liberdade individual e desejo. "Escolha de cada um, mas as consequências estão aí"


14/10/2021 22h30

No Linhas Cruzadas desta quinta-feira (14), Thaís Oyama e Luiz Felipe Pondé falaram de algo que para muita gente parece o mais importante da vida: a liberdade. Eles discutiram o tema em diferentes contextos, entre eles, como um discurso sobre ser livre afetou o modo de lidar com a pandemia e a escolha de tomar ou não a vacina contra a Covid-19.

Leia mais: “O excesso de liberdade gera angústia”, diz Pondé no Linhas Cruzadas

O professor em Direito Constitucional pela FGV, Rubens Glezer, explicou que para falar sobre “liberdade” de não se imunizar, é preciso primeiro afastar um conceito básico: "Liberdade não é o direito de fazer tudo que queremos”.

Segundo o professor, existem ‘vontades legítimas’, como o desejo de matar alguém, mas ter esses desejos não torna ninguém livre para executá-los. “Nós reconhecemos que o Estado tem o dever de intervir nesse tipo de desejo, estabelecendo consequências, para evitar que uma pessoa gere danos à outra”.

Rubens lembra que já existem regras impostas pelo Estado para garantir a segurança da população, como o uso de cintos de segurança em veículos. Por isso, segundo ele, é legítimo punir quem não se imunizar. “Se você tem uma prova de que a vacina evita danos a outras pessoas, ou que não tomar a vacina é um risco à vida da própria pessoa, o Estado pode colocar consequências, desde que não sejam excessivas, como multas ou restrições a determinados espaços. Fica à escolha de cada um, mas as consequências estão aí”.

Pondé complementa a fala de Rubens dizendo que se a pessoa entende que a liberdade dela é não tomar a vacina, ela está errada. “Se você é antivacina, você é um idiota, porque não tomando a vacina você coloca em risco um monte de gente e se torna uma reserva de possibilidade de mutação”.

Veja o trecho completo:

Assista ao programa na íntegra:

Leia também: A liberdade pode se tornar um risco? Pondé responde no Linhas Cruzadas

Exibido às quintas, Linhas Cruzadas é parte da faixa de jornalismo da TV Cultura que traz uma atração diferente para cada dia da semana após o Jornal da Cultura. Sob o comando de Luiz Felipe Pondé e Thaís Oyama, o debate semanal vai ao ar sempre às 22h.

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Secretaria de Saúde de SP dá dicas para evitar intoxicação infantil durante as férias

EUA receberam informações de plano iraniano para assassinar Donald Trump; Irã nega

Aeroporto de Porto Alegre será reaberto em outubro, diz ministro

Militares custam 16 vezes mais à União do que aposentados do INSS, revela TCU

Concurso TSE Unificado: calendário das provas é alterado; veja mudanças