Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Divulgação
Divulgação

Estreia às 20h30 do próximo sábado (16) o documentário Dinossauros de São Paulo, documentário inédito produzido pela TV Cultura. A obra é uma viagem à região de Marília e Monte Alto, no interior de São Paulo, onde recentemente foi encontrado mais um osso de titanossauro, que mede 1,5m. O fóssil de 70 milhões de anos foi achado durante as obras da rodovia SP - 333, que liga Marília à cidade de Júlio Mesquita.

A região é conhecida como Bacia de Bauru, com formações rochosas propícias para a preservação dos fósseis. A produção audiovisual volta ao local da nova descoberta com Wilian Nava, que descobriu o primeiro fóssil de dinossauro na região em 1993. O paleontologista conta detalhes de suas descobertas e mostra os preparativos para a reabertura do Museu de Paleontologia de Marília, prevista para o ano que vem.

Leia mais: Fiocruz e UFRJ recomendam a vacinação completa de 80% da população para o Carnaval 2022

Golden Boy: Rodrygo é o único brasileiro na lista dos 20 finalistas na disputa por prêmio de melhor jovem na europa

O programa vai a diversos sítios de escavação e acompanha o trabalho de retirada dos fósseis das rochas. Também é relatada a história de moradores que gostavam de dinossauros quando crianças e agora trabalham na área.

Também há a explicação de Rodrigo Santucci sobre a importância das descobertas no interior paulista. O professor e paleontólogo coordena os estudos do fóssil de outro titanossauro encontrado em 2009 na mesma região. A Universidade de Brasília fará uma réplica do animal, que será entregue ao Museu de Paleontologia de Marília no ano que vem.

O documentário revela ainda como eram e como viviam as espécies de dinossauros no Vale Paulista no período Cretáceo. Os paleontólogos também explicam as diferenças da geografia atual em relação ao período pré-histórico.