Notícias

Nível de reservatórios de hidrelétricas para outubro é o mais baixo desde 2000

Em meio à falta de chuva, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) afirmou que bandeira tarifária para novembro será “normal”


15/10/2021 15h24

O nível dos reservatórios de hidrelétricas do sudeste e centro-oeste para o mês de outubro estão com os níveis mais baixos desde 2000, quando o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) começou a série histórica.

As hidrelétricas do sudeste e centro-oeste são responsáveis por abastecer a metade da energia das casas dos brasileiros. Por conta da escassez da chuva, há um maior uso das operadoras. Os índices dos reservatórios na última quinta-feira (14) apresentaram média de 16,86%. Em 2001, no mesmo período, o número era de 21,4%.

Leia Mais: Em pronunciamento, ministro de Minas e Energia pede esforço coletivo para superar crise hídrica

Mesmo com a pior crise hídrica dos últimos 91 anos, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) disse na quinta-feira que a bandeira tarifária para novembro deve ser “normal”, ou seja, a volta da tarifa verde. "Meu bom Deus nos ajudou agora com chuva. Estávamos na iminência de um colapso. Não podíamos transmitir pânico à sociedade. Vou pedir para ele [ministro de Minas e Energia], pedir não, determinar, que ele volte para a bandeira normal no mês que vem", afirmou o chefe do executivo durante um evento evangélico.

O Brasil está com a tarifa "escassez hídrica", taxação mais cara na conta de energia anunciada em agosto. A bandeira acrescenta R$ 14,20 às faturas para cada 100 kW/h consumidos.

Leia Também: Governo federal e Aneel anunciam bandeira tarifária de escassez hídrica

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Secretaria de Saúde de SP dá dicas para evitar intoxicação infantil durante as férias

EUA receberam informações de plano iraniano para assassinar Donald Trump; Irã nega

Aeroporto de Porto Alegre será reaberto em outubro, diz ministro

Militares custam 16 vezes mais à União do que aposentados do INSS, revela TCU

Concurso TSE Unificado: calendário das provas é alterado; veja mudanças