Luiz Inácio Lula da Silva (PT) falou nesta sexta-feira (15) sobre a fome no país em suas redes sociais. Para o ex-Presidente da República, “o único motivo pra explicar ainda a existência da fome” é que a “cabeça da elite brasileira ainda é escravista”.
O petista ainda caracterizou a fome como um “mal desgraçado”, e colocou o fim dela como a prioridade para o Brasil no momento. “Estamos falando apenas de fome de comida. Mas temos muitas outras fomes. Nós temos fome de desenvolvimento, fome de emprego, fome de saúde, fome de fraternidade, fome de saneamento básico, fome de paz, fome de democracia. E sobretudo a fome de dignidade”, completou.
“Essas pessoas que deram golpe no PT falando que iam mandar a gente numa ‘Ponte para o Futuro’ mandaram a gente direto para o purgatório”, afirmou. O ex-presidente ainda disse que apenas ele e sua “consciência política” podem acabar com a fome no Brasil.
Leia mais: Parlamentar britânico é assassinado durante evento em igreja
Professores acreditam que são relevantes para sociedade, mas se sentem desvalorizados, afirma pesquisa
Lula ainda apontou que o problema é utilizado como instrumento de dominação no país. “Não é quem sente a fome que vai poder brigar por ele mesmo. A fome não leva ninguém à revolução, ela leva à submissão. Tira as forças as pessoas. O que leva uma pessoa a lutar é ter resistência física. A arma mais importante para uma guerra é o povo estar de barriga cheia”, escreveu.
Ele também questionou que “Todo mundo discute muito o futuro e a nossa experiência de futuro é que as coisas vêm melhorando para poucos e piorando para muitos. Os ricos ganharam muito dinheiro durante a crise e os pobres ficaram mais pobres. E o povo trabalhador?”
Por fim, o possível candidato à Presidência em 2022 concluiu que “a elite brasileira sabe que a fome existe porque lê nos jornais. Mas quem lê não sente. A fome só sabe o que é quando você acorda de estômago vazio. Quando você vê uma criança morrer porque não ingeriu as calorias necessárias. Essa gente que nós temos que representar.”
REDES SOCIAIS