Notícias

CPI da Covid pedirá o indiciamento de Bolsonaro por 11 crimes, segundo Renan Calheiros

O relator da Comissão afirmou que o Chefe do Executivo deve responder por prevaricação, crime contra humanidade, crime de responsabilidade, entre outros


15/10/2021 16h21

O relator da CPI da Covid, o senador Renan Calheiros (MDB-AL), falou nesta sexta-feira (15) em entrevista à CBN sobre o relatório final produzido pela Comissão. Segundo Calheiros, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) será indiciado por 11 crimes. Além do chefe do executivo, ministros, ex-ministros e filhos do presidente também devem ser responsabilizados.

Os crimes cometidos pelo presidente foram: Epidemia com resultado morte; infração de medidas sanitárias; emprego irregular de verba pública; incitação ao crime; falsificação de documento particular; charlatanismo; prevaricação; genocídio de indígenas; crimes contra a humanidade; crimes de responsabilidade; e homicídio por omissão.

Leia Mais: CPI da Covid vai virar Frente Parlamentar no Senado

“Homicídio por omissão significa, em outras palavras, que o presidente da República descumpriu seu dever legal de evitar a morte de milhares de brasileiros durante a pandemia”, explicou o relator.

Além de Bolsonaro, ao menos 40 pessoas também serão indiciadas no relatório final da CPI, como o ex-ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, Elcio Franco, e os filhos do presidente, que devem ser investigados por propagação de fake news.

Pazuello deve ser investigado por cometer os crimes de: Epidemia com resultado em morte; incitação ao crime; emprego irregular de verbas públicas; prevaricação, comunicação falsa de crimes; genocídio indígenas e crimes contra humanidade.

"O general Pazuello não foi investigado em nenhuma circunstância como militar, como general, como representante do Exército Brasileiro, que é uma instituição respeitada. Ele foi investigado como ministro da Saúde", disse Renan. "Em todos os momentos nós fizemos a separação das coisas. Uma coisa é o Ministério da Saúde, outra coisa é o Exército Brasileiro", afirmou Calheiros.

Leia Também: Renan diz que relatório da CPI da Covid 'com certeza' pedirá indiciamento de Bolsonaro

O relatório final deve ser lido na próxima terça-feira (19) e votado na quarta-feira (20).

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Secretaria de Saúde de SP dá dicas para evitar intoxicação infantil durante as férias

EUA receberam informações de plano iraniano para assassinar Donald Trump; Irã nega

Aeroporto de Porto Alegre será reaberto em outubro, diz ministro

Militares custam 16 vezes mais à União do que aposentados do INSS, revela TCU

Concurso TSE Unificado: calendário das provas é alterado; veja mudanças