Notícias

Outubro Rosa: Carretas da mamografia vão à Campinas e Ferraz de Vasconcelos

Iniciativa é parte da programação do mês dedicado ao combate à doença por meio do programa ‘Mulheres de Peito’


15/10/2021 17h36

O Governo de São Paulo levará as carretas do programa estadual ‘Mulheres de Peito’ para as cidades de Campinas e Ferraz de Vasconcelos a partir desta segunda-feira (18). A medida é parte do itinerário do “Outubro Rosa”, mês dedicado à prevenção e combate ao câncer de mama.

Os veículos oferecem mamografias gratuitamente e permanecem nestes municípios até o dia 30 (confira abaixo os endereços). Na primeira quinzena do mês, os 'pontos de parada' foram Americana e São Paulo, onde permanecem neste sábado (16).

As carretas do ‘Mulheres de Peito’ permanecem por 15 dias em cada localidade e realizam o exame sem necessidade de pedido médico ou agendamento para mulheres de 50 a 69 anos. Basta apresentar RG e cartão SUS para ser atendida.

As pacientes fora da faixa etária preconizada pelo Ministério da Saúde para rastreamento do câncer de mama também podem utilizar o serviço. Neste caso, é preciso apresentar pedido médico, além de RG e cartão SUS.

Os exames de mamografia são realizados de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h, e aos sábados, das 9h às 13h, exceto feriados. As imagens captadas no exame são encaminhadas para o Serviço Estadual de Diagnóstico por Imagem, serviço da Secretaria que emite laudos à distância, na capital.

Além do mamógrafo, cada carreta possui conversor de imagens analógicas em digitais, impressoras, antenas de satélite, computadores, mobiliários e sanitários. Há equipe multidisciplinar composta por técnicos em radiologia, profissionais de enfermagem e funcionários administrativos.

Leia Também: Celular com capinha do super-herói Hulk impede bala de atingir vítima de assalto e viraliza

O serviço móvel funciona em parceria com a Fundação Instituto de Pesquisa e Estudo de Diagnóstico por Imagem (Fidi), responsável por fornecer equipamentos para auxílio de diagnóstico a diversos hospitais estaduais.

O câncer de mama é um dos tipos mais comum entre as mulheres. O SUS oferece procedimentos para diagnóstico como mamografia, ultrassom e biópsia, bem como todos os tipos de cirurgia para tratamento, como mastectomia (remoção da mama), reconstrução mamária, além de radioterapia e quimioterapia, definidas pelo médico.


Agendamento telefônico

Além das carretas, o programa estadual conta com um call center para agendamento de mamografias. Neste caso, as mulheres com idade entre 50 e 69 anos e que estão há mais de dois anos sem realizar mamografias também podem marcar os exames sem necessidade de pedido médico, gratuitamente, pela central telefônica disponível no 0800-779-0000.

O agendamento telefônico funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Neste caso, os exames são realizados em um dos cerca de 200 serviços fixos com mamógrafo do SUS de SP.


Endereços das carretas por município:

De 18 a 30 de outubro

Campinas - Largo do Rosário, centro da cidade

Ferraz de Vasconcelos - Av. Brasil, 1807 - Vila Romanópolis

Leia Também: “Taxas de cesariana no Brasil são alarmantes”, aponta pesquisadora

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Secretaria de Saúde de SP dá dicas para evitar intoxicação infantil durante as férias

EUA receberam informações de plano iraniano para assassinar Donald Trump; Irã nega

Aeroporto de Porto Alegre será reaberto em outubro, diz ministro

Militares custam 16 vezes mais à União do que aposentados do INSS, revela TCU

Concurso TSE Unificado: calendário das provas é alterado; veja mudanças