Anvisa libera a melatonina como suplemento alimentar
O hormônio produzido pelo cérebro regula o relógio biológico e também ajuda a induzir ao sono
15/10/2021 19h12
Nesta esta sexta-feira (15), foi divulgado que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou a liberação de uma substância conhecida como melatonina para formular suplementos alimentares.
A decisão foi tomada na quinta-feira (14) e é válida para pessoas maiores de 19 anos e com consumo limitado a 0,21mg por dia.
Leia mais: Outubro Rosa: Carretas da mamografia vão à Campinas e Ferraz de Vasconcelos
A melatonina é um hormônio produzido pelo cérebro que ajuda na regulação do relógio biológico e induz ao sono. Pode ser encontrada em quantidades pequenas em algumas frutas, como abacaxi, banana, uva, etc.
Os suplementos poderão ser vendidos sem prescrição médica, porém é necessário advertir que este não deve ser usado por grávidas, lactantes, crianças e pessoas em atividades que cobrem atenção. Também é válido lembrar que pessoas sob o uso de outros medicamentos devem consultar um médico.
Foram também produzidos 40 novos constituintes de suplementos alimentares que podem ajudar na imunidade de idosos à vacina com influenza e uma enzima protease que ajuda na digestão do glúten.
Leia também: “CPI não tem competência para investigar o presidente”, diz Flávio Bolsonaro
REDES SOCIAIS