Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução/Pexels
Reprodução/Pexels

O Governo de São Paulo levará as carretas do programa estadual ‘Mulheres de Peito’ para as cidades de Campinas e Ferraz de Vasconcelos a partir desta segunda-feira (18). A medida é parte do itinerário do “Outubro Rosa”, mês dedicado à prevenção e combate ao câncer de mama.

Os veículos oferecem mamografias gratuitamente e permanecem nestes municípios até o dia 30 (confira abaixo os endereços). Na primeira quinzena do mês, os 'pontos de parada' foram Americana e São Paulo, onde permanecem neste sábado (16).

As carretas do ‘Mulheres de Peito’ permanecem por 15 dias em cada localidade e realizam o exame sem necessidade de pedido médico ou agendamento para mulheres de 50 a 69 anos. Basta apresentar RG e cartão SUS para ser atendida.

As pacientes fora da faixa etária preconizada pelo Ministério da Saúde para rastreamento do câncer de mama também podem utilizar o serviço. Neste caso, é preciso apresentar pedido médico, além de RG e cartão SUS.

Os exames de mamografia são realizados de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h, e aos sábados, das 9h às 13h, exceto feriados. As imagens captadas no exame são encaminhadas para o Serviço Estadual de Diagnóstico por Imagem, serviço da Secretaria que emite laudos à distância, na capital.

Além do mamógrafo, cada carreta possui conversor de imagens analógicas em digitais, impressoras, antenas de satélite, computadores, mobiliários e sanitários. Há equipe multidisciplinar composta por técnicos em radiologia, profissionais de enfermagem e funcionários administrativos.

Leia Também: Celular com capinha do super-herói Hulk impede bala de atingir vítima de assalto e viraliza

O serviço móvel funciona em parceria com a Fundação Instituto de Pesquisa e Estudo de Diagnóstico por Imagem (Fidi), responsável por fornecer equipamentos para auxílio de diagnóstico a diversos hospitais estaduais.

O câncer de mama é um dos tipos mais comum entre as mulheres. O SUS oferece procedimentos para diagnóstico como mamografia, ultrassom e biópsia, bem como todos os tipos de cirurgia para tratamento, como mastectomia (remoção da mama), reconstrução mamária, além de radioterapia e quimioterapia, definidas pelo médico.


Agendamento telefônico

Além das carretas, o programa estadual conta com um call center para agendamento de mamografias. Neste caso, as mulheres com idade entre 50 e 69 anos e que estão há mais de dois anos sem realizar mamografias também podem marcar os exames sem necessidade de pedido médico, gratuitamente, pela central telefônica disponível no 0800-779-0000.

O agendamento telefônico funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Neste caso, os exames são realizados em um dos cerca de 200 serviços fixos com mamógrafo do SUS de SP.


Endereços das carretas por município:

De 18 a 30 de outubro

Campinas - Largo do Rosário, centro da cidade

Ferraz de Vasconcelos - Av. Brasil, 1807 - Vila Romanópolis

Leia Também: “Taxas de cesariana no Brasil são alarmantes”, aponta pesquisadora