Notícias

Startup criada por professores da UFMG desenvolve spray anti-Covid para mãos à base de nióbio

Produto tem como objetivo ajudar pessoas que não conseguem higienizar as mãos com tanta frequência


16/10/2021 17h15

A Nanonib, startup criada dentro da UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais), desenvolveu um spray anti-Covid à base de nióbio com objetivo de proteger as mãos por até 24 horas contra o coronavírus. O produto foi submetido para avaliação da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) e aguarda um parecer.

O spray é chamado de Innib 41 e foi produzido a partir de uma molécula desenvolvida antes da pandemia. Ela tem ação contra o vírus e outros 18 tipos de bactérias resistentes. O produto foi testado em 300 pessoas e os resultados foram enviados para a Anvisa. Ele não é considerado tóxico pelo fato de usar baixa concentração de nióbio, minério que é o 41º elemento da tabela periódica.

Leia também: Papa Francisco faz apelo para que setores mundiais mudem maneira de agir

O grande objetivo do produto é ajudar pessoas que não conseguem higienizar as mãos com tanta frequência, como operadores de caixa de supermercado e motoristas de aplicativo.

Uma parte do projeto foi financiado pela Finep (Financiadora de Estudos e Projetos), empresa pública vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações. Foram cerca R$ 500 mil recebidos pela startup por meio de um edital específico de combate à Covid-19. Para começar a produção, é necessário a aprovação da Anvisa.

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Em delação premiada, ex-PM confirma que Ronnie Lessa foi quem disparou contra Marielle Franco

Caso Marielle: após prisão, Anielle Franco reafirma confiança em investigação da PF

Lula assiste à estreia da Seleção Brasileira e parabeniza jogadoras por vitória

Em Gaza, arqueólogos encontram 125 tumbas em cemitério romano de 2 mil anos atrás

Investigação sobre morte de Marielle Franco gera prisão de ex-bombeiro no RJ